FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
GOVERNO DO RN – SEGURANÇA – 2802 A 2903

Amazônia 13/02/2021 09:07

Rios de ouro: as imagens da Nasa que revelam o impacto da mineração ilegal na Amazônia

Do espaço, parecem "rios de ouro", caminhos pontilhados que correm pela Floresta aAazônica.

Rios de ouro: as imagens da Nasa que revelam o impacto da mineração ilegal na Amazônia

Da Terra, a realidade é mais chocante e preocupante: imagens capturadas pela Nasa revelam a extensão da extração ilegal de ouro nas partes mais remotas do Peru.

Como explicou a agência espacial dos Estados Unidos, os “rios de ouro” capturados nas imagens mostram os poços cavados para mineração ilegal, que aparecem como centenas de bacias cheias de água, nos quais a vegetação foi removida, rodeadas de lama.

A Nasa explicou que as condições climáticas favoreceram a captação das fotos, já que os poços, geralmente escondidos, são iluminados pela luz solar.

Elas foram tiradas por um astronauta da Estação Espacial Internacional (ISS) em dezembro e, desde sua publicação nesta quinta-feira, viralizaram nas redes sociais.

As imagens foram consideradas mais uma prova da escala da extração ilegal de ouro na região de Madre de Dios, no sudeste do Peru.


Alerta ambiental

O Peru é um dos maiores exportadores de ouro do mundo e a área de Madre de Dios, o lar de uma enorme indústria não regulamentada com milhares de mineradores tentando ganhar a vida.

A área é um foco de biodiversidade e a indústria extrativa levou ao desmatamento extensivo e à destruição de importantes habitats.

Vários grupos ambientalistas denunciaram que a mineração também está envenenando as comunidades locais, já que toneladas de mercúrio são usadas para extrair o precioso produto.

Deu na BBC

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista