Dinheiro 21/08/2020 07:26
Unimed diz que a distribuição das “sobras” com associados é meritória
A primeira Assembleia Geral Ordinária da Unimed Natal totalmente virtual, realizada nesta quarta-feira(19), bateu recorde histórico de participação tendo chegado a cerca de 560 cooperados que acessaram a plataforma Zoom.

A primeira Assembleia Geral Ordinária da Unimed Natal totalmente virtual, realizada nesta semana bateu recorde histórico de participação tendo chegado a cerca de 560 cooperados que acessaram a plataforma Zoom.
Ao todo 820 médicos se inscreveram, metade dos cooperados, o que representou em relação às últimas assembleias, uma alta adesão ao evento on-line e que, na direção inversa, apresentou o menor custo de realização.
Além do relatório de gestão e dos balanços contábeis e financeiros de 2019, o presidente da cooperativa, dr. Fernando José Pinto de Paiva, esclareceu as questões relativas às dívidas tributárias referentes aos anos de 1999 e 2002, que vem sendo discutidas judicialmente e ratificou o compromisso da Unimed Natal em honrar todos os seus pagamentos.
Foi destacado ainda que os 32 milhões de reais, mencionados em algumas reportagens com base no bloqueio judicial das “sobras” da cooperativa”, tem valor 420% superior ao da dívida original e que as questões referentes aos juros e multa sobre o valor nominal do débito vêm sendo discutidas com a Procuradoria Geral da Fazenda Pública Nacional em âmbito judicial.
O presidente da Unimed Natal divulgou entre os cooperados a revogação da decisão do Juiz Federal Marco Bruno Miranda Clementino de suspender a distribuição das sobras de 2019.
O magistrado, em sua decisão, entendeu que houve uma falha na comunicação por parte da Unimed, resolvida na ocasião.
A cooperativa levou ao conhecimento do judiciário que na Assembleia Geral Ordinária realizada em 2019, foi destinado um valor que assegura a discussão do débito fiscal que vem sendo questionado judicialmente.
Na oportunidade, além do valor provisionado em fundo específico a cooperativa também apresentou outras garantias, cujo valor é muito superior ao débito judicializado.
Sobre a distribuição das sobras na Assembleia deste ano, fato inédito na Unimed Natal, o Juiz Marco Bruno ressaltou, na sua decisão, o quão meritória é a destinação do recurso:
“ A categoria dos médicos está na linha de frente, junto com outros relevantes profissionais, do combate a uma terrível pandemia e teve seus ganhos sobremodo prejudicados pelas medidas de isolamento social que impediram a continuidade da realização de consultas, exames e cirurgias, realidade, inclusive, ainda enfrentada, dada a execução do pleno de retorno gradual das atividades normais.”
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Escola da Assembleia traz a Natal o escritor João Almino
01/11/2026 09:49 115 visualizações
CNJ determina que certidões de óbito informem contexto de mortes em ações policiais
01/11/2026 17:19 112 visualizações
Mulher alega ter relacionamento com IA e quer reconhecimento legal dos direitos da tecnologia
01/11/2026 18:24 111 visualizações
Gastos com candidaturas ultrapassaram R$ 11 bilhões nas eleições de 2026
01/11/2026 16:13 105 visualizações
04/11/2026 06:37 100 visualizações
Anvisa aprova Wegovy em comprimido, 1ª versão oral das canetas emagrecedoras
05/11/2026 06:15 95 visualizações
01/11/2026 10:52 89 visualizações
05/11/2026 04:55 87 visualizações
Natal receberá encontro de médicos católicos para refletir sobre fé, vocação e missão na medicina
03/11/2026 13:04 87 visualizações