“As ONGs não podem depender do Governo”, diz Ministro - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

15/02/2019 10:36

“As ONGs não podem depender do Governo”, diz Ministro

O paulista Ricardo Salles, 43 anos, é o atual responsável pelo Ministério do Meio Ambiente.Trata-se historicamente de uma pasta envolvida em polêmicas dividindo ambientalistas, de um lado, e industriais e o agronegócio, de outro.

“As ONGs não podem depender do Governo”, diz Ministro

O paulista Ricardo Salles, 43 anos, é o atual responsável pelo Ministério do Meio Ambiente.

Trata-se historicamente de uma pasta envolvida em polêmicas dividindo ambientalistas, de um lado, e industriais e o agronegócio, de outro.

Sob o comando de Salles, não parece que será diferente.

Na semana passada, o ministro irritou ativistas ao dizer que desconhecia a história de Chico Mendes, o seringueiro que virou símbolo da preservação da Amazônia, assassinado em 1988. Disse que ouvira relatos “díspares” sobre ele. Alguns dariam conta de que Mendes era um “grileiro”.

Seguem alguns trechos da entrevista dada para a Revista Istoé:

Na quarta-feira 13, tuitou em resposta à Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, que pouco antes dissera que Salles era “desinformado”: “Obrigado, Marina Silva. Estou seguindo seu conselho e indo me informar”. Mesmo antes de assumir, o senhor foi criticado por ONGs do setor. Como está sua relação com essas entidades?

Muitas atividades que as ONGs desempenham são alinhadas com os interesses do governo e da sociedade. Há outras que devem perseguir seus objetivos sem contar com a participação estatal. O nome já diz: são organizações não-governamentais.

Portanto, não pode ser pressuposto do trabalho delas valer-se do Estado, quer seja da estrutura ou dos recursos estatais. Os orçamentos de muitas dependem quase que exclusivamente de repasses de recursos do governo.

Pode dar um exemplo?

O Fundo Amazônia. São recursos que estão no BNDES, que é público. Os recursos que estão lá vêm da Noruega, da
Alemanha e da Petrobrás e foram doados ao governo brasileiro. Grande parte vai para atividades que estão sendo escolhidas e tocadas por ONGs.

Isso é errado, na sua opinião?

Não é certo nem errado. Mas o Poder Executivo, que foi escolhido por meio do voto, é quem tem que dizer se os objetivos estão alinhados com o que quer o governo.

Deu na Istoé

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista