Sem categoria 21/09/2017 09:19
O que pensa a bancada federal sobre a questão MPT x Guararapes
Cerca de cinco mil empregos estão ameaçados no Rio Grande do Norte com a ação do Ministério Público do Trabalho (MPT-RN) contra a Guararapes.

Cerca de cinco mil empregos estão ameaçados no Rio Grande do Norte com a ação do Ministério Público do Trabalho (MPT-RN) contra a Guararapes.
Diante disso, o PORTAL NO AR buscou, nesta quarta-feira (20), o posicionamento dos parlamentares potiguares que integram a bancada federal para saber de que lado eles estão.
O MPT-RN quer que a empresa pague R$ 38 milhões de indenização para trabalhadores de 62 facções têxteis que prestam serviço por meio do programa Pró-Sertão. A Guararapes acusa o órgão de perseguição e ameaça encerrar as atividades no estado, o que geraria milhares de desempregados, principalmente no interior.
A bancada federal do RN em Brasília é composta por oito deputados e três senadores. Todos os parlamentares ouvidos pelo PORTAL NO AR demonstraram preocupação quanto ao risco aos empregos dos trabalhadores. Alguns, inclusive, criticaram a postura do MPT, o que pode ser lido a seguir.
Na Câmara dos Deputados
Antônio Jácome (Podemos)
“Vamos construir juntos um entendimento para que a atividade não sofra, que não haja desemprego e que os direitos trabalhistas sejam respeitados”.
Beto Rosado (PP)
“O MPT se excedeu. O caminho não é esse. Precisamos gerar mais empregos e não tirar os que temos”.
Fábio Faria (PSD)
“Isso não pode continuar, precisamos incentivar os empresários a investirem no estado, não os afastarem. Empresário é quem gera emprego e o grupo Guararapes orgulha o RN e o Brasil”.
Felipe Maia (DEM)
“Espero que aqueles que deveriam garantir o equilíbrio nas relações trabalhistas, não aumentem a massa de desempregados no RN”.
Rafael Motta (PSB)
“Acredito que com uma solução diplomática por parte dos dois lados se chegue a um acordo. Podem estabelecer um TAC tendo em vista a importância desses empregos para empresários e funcionários”.
Rogério Marinho (PSDB)
“Quero me colocar frontalmente contra essa atitude que na verdade é contra o emprego, é contra o trabalhador, é contra a geração de renda”.
Walter Alves (PMDB)
“Sei da importância das facções têxteis para a economia do estado – especialmente no Seridó –, e reforço meu apoio aos trabalhadores”.
A deputada Zenaide Maia, do PR, não pôde se pronunciar para a reportagem do PORTAL NO AR. De acordo com a assessoria de imprensa da parlamentar, ela estava em reunião até o fechamento desta matéria.
No Senado

José Agripino (DEM)
“Eu torço e lutarei pelo entendimento. Faço questão de ressaltar que nossa obrigação é lutar, acima de tudo, pela manutenção dos empregos. O nosso estado não pode perder tantos postos de trabalho”.
Garibaldi Filho (PMDB)
“Quero externar uma palavra de conciliação e um pedido de que seja negociado um acordo entre o Ministério Público do Trabalho e a Guararapes Confecções. O Rio Grande do Norte não pode desperdiçar os valiosos empregos que a companhia oferece, ao mesmo tempo em que os trabalhadores devem ter respeitados os seus direitos”
A senadora Fátima Bezerra, do PT, estava no Plenário durante a apuração da reportagem e, por esse motivo, não pode se pronunciar – de acordo com a assessoria. O senador Garibaldi Filho, do PMDB, foi procurado pela reportagem, mas não foi localizado até a publicação deste texto.
A reportagem do PORTAL NO AR reitera que deixa espaço aos parlamentares que ainda não se pronunciaram sobre a questão para que possam assim fazer.

Descrição Jornalista
Cesta básica teve alta durante o governo Lula
22/09/2026 17:36
“O Brasil não cabe no quintal de ninguém”, diz Lula na ONU
22/09/2026 16:28
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 266 visualizações
11/09/2026 07:24 257 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 255 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 253 visualizações
Exclusivo: Moraes e Mendonça batem boca e quase chegam às vias de fato no STF
01/09/2026 16:40 249 visualizações
André Mendonça mapeia votos no STF para abrir investigação contra Alexandre de Moraes
01/09/2026 15:22 241 visualizações
Governo federal limita reajuste de servidores em 2027 com gatilho fiscal
01/09/2026 13:23 229 visualizações
01/09/2026 06:17 222 visualizações
Potigás conclui obras do Polo Gás Sal e região da Costa Branca já conta com oferta de gás canalizado
01/09/2026 05:55 220 visualizações