Jornal critica atuação dos ministros em sessão que deveria analisar caso Alexandre de Moraes e Daniel Vorcaro
Um editorial publicado pelo jornal O Globo nesta quinta-feira, 17, classificou como uma “mancha indelével” no Judiciário brasileiro os acontecimentos da sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) realizada na terça-feira, 15 de setembro de 2026.
Na ocasião, a Corte deveria analisar a conexão entre o ministro Alexandre de Moraes e o empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, mas o julgamento terminou sem qualquer decisão sobre o caso.
Pedido de vista de Flávio Dino interrompe julgamento
Após longas horas de discussões, o ministro Flávio Dino apresentou um pedido de vista — solicitação de mais tempo para análise —, o que suspendeu o julgamento antes mesmo de o mérito ser apreciado.
A sessão deveria decidir sobre a abertura de uma investigação contra Moraes pelo envolvimento com Vorcaro, mas a única votação concluída foi sobre uma questão de ordem levantada pelo ministro Gilmar Mendes.
O Globo denuncia manobras para proteger Moraes
Na visão do editorial de O Globo, a atuação de Gilmar e Dino teve como objetivo inequívoco atrasar o julgamento e criar tumulto processual na Corte.
“Com oratória grandiloquente de província, fingindo uma indignação a que o pior ator emprestaria mais credibilidade, os dois lançaram mão de manobras e filigranas processuais com um só objetivo: deixar o ministro Alexandre de Moraes impune, a salvo até mesmo de uma investigação inicial”, afirma o jornal.
Gritos, ofensas e constrangimento entre ministros
Segundo O Globo, os dois ministros “gritaram” e “ofenderam” colegas como André Mendonça e Edson Fachin, presidente do tribunal. “Houve constrangimento de toda sorte”, aponta a publicação.
O editorial destacou ainda a postura da ministra Cármen Lúcia, que expressou vergonha diante do episódio. “A ministra Cármen Lúcia se disse envergonhada por não ter conseguido ajudar o tribunal a evitar essa crise. Foi a única. E pediu desculpas aos brasileiros. Dino e Gilmar, com mais razão, deveriam fazer o mesmo”, defendeu O Globo.
Expectativa por desfecho breve
O jornal encerrou o editorial afirmando que “o Brasil, ainda paciente, espera que o pedido de vista de Dino seja breve”.
A expectativa é de que o julgamento sobre a conduta de Moraes seja retomado sem novos adiamentos, permitindo que a Corte finalmente delibere sobre o mérito da questão.

