Um em cada oito eleitores acredita que Lula foi substituído por clone ou sósia, aponta pesquisa - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Curiosidades 05/08/2026 16:20

Um em cada oito eleitores acredita que Lula foi substituído por clone ou sósia, aponta pesquisa

Um em cada oito eleitores acredita que Lula foi substituído por clone ou sósia, aponta pesquisa

Pesquisa do Instituto Meio/Ideia divulgada nesta quarta, 5, mostra que 12,5% dos eleitores (um em cada oito) acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi substituído por um clone ou sósia.

A crença é fomentada por videos e memes que circulam nas redes sociais, apontando supostas diferenças entre o atual ocupante do Palácio do Planalto e o Lula “original”.

A teoria conspiratória foi considerada falsa por 59% dos entrevistados, e 28,5% não responderam ou disseram não saber sobre o assunto.

Entre os eleitores de Flávio Bolsonaro, um em cada cinco acredita que o ocupante do cargo de presidente não é o verdadeiro Lula.

Desde 2022, o Verifica vem checando conteúdos que viralizam a falsa alegação. Alguns vídeos alegam que Lula teria sido substituído por um sósia, ou seja, uma pessoa muito parecida com ele. Outros afirmam que o presidente teria um clone.

Procurada, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República repudiou a divulgação dos boatos falsos e afirmou que eles têm objetivos políticos que visam “desinformar a população, enfraquecer instituições e manipular a opinião pública”.

O próprio presidente ironizou a boataria em um evento, no ano passado, ao dizer que já seria “o quinto Lula”.

Pesquisa do Instituto Meio/Ideia mostra que 12,5% dos eleitores acredita em teoria da conspiração envolvendo Lula. Foto: WILTON JUNIOR

A falsa teoria costuma renascer de tempos em tempos. Em fevereiro, circulou uma postagem afirmando que um sósia de Lula esteve no Carnaval de Salvador e que tinha cinco dedos na mão esquerda, e não quatro. A imagem, contudo, havia sido manipulada.

No ano passado, a alegação era de que fotos recentes mostravam uma “mudança drástica” no rosto do presidente em poucos dias. Uma das fotografias, entretanto, era antiga e as imagens tinham diferenças de resolução, o que impacta a visualização de detalhes.

No ano anterior, circulou o falso boato de que o ex-ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, havia confessado que Lula morreu.

Em 2023, o Verifica demonstrou que um vídeo foi invertido para dar a impressão de que Lula tinha todos os dedos na mão esquerda.

Em 2022, quando Lula se elegeu e foi internado para uma cirurgia, postagens difundiram a mentira de que ele havia morrido na operação e que um sósia o substituía em compromissos.

Recentemente, o ex-deputado federal Cabo Daciolo (Mobiliza-RJ), candidato à presidência em 2018, afirmou não acreditar que “esse cara que tá correndo pra lá e pra cá” seja Lula.

A justificativa de Daciolo para a alegação é que a idade do presidente, que tem 80 anos, não seria compatível com a disposição física dele.

A pesquisa encomendada pelo Canal Meio entrevistou 1.500 pessoas em todo o país, por telefone, entre os dias 31 de julho e 3 de agosto. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código BR-04579/2026.

Deu em Estadão

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista