Eleições 03/05/2026 08:04
TCU arquiva representação sobre voos de Nikolas em jatinho de Vorcaro

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu arquivar a representação que pedia investigação sobre a origem dos recursos que custearam viagens aéreas do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) em um jatinho do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
O caso chegou ao TCU após o Ministério Público de Contas apresentar ação questionando a origem dos recursos dos deslocamentos de Nikolas no jatinho durante a campanha eleitoral de 2022.
Apesar disso, o caso foi encerrado por decisão do ministro Antonio Anastasia, relator do processo, que entendeu que a análise cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e não ao tribunal de contas.
Com isso, o TCU decidiu não analisar o mérito da representação e arquivou o processo. Em acórdão, o tribunal entendeu que os fatos narrados se enquadram como financiamento de campanha eleitoral e, por isso, não cabe à Corte analisá-los.
“Considerando que os fatos narrados na representação se relacionam ao financiamento de campanha eleitoral e à forma de custeio de despesas realizadas nesse contexto, cuja apuração técnico-contábil e julgamento da regularidade das contas constituem atribuição própria da Justiça Eleitoral”, cita o documento.
A representação foi apresentada após matéria revelada pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, segundo a qual o parlamentar viajou no jatinho de Vorcaro para fazer campanha em nove estados e no Distrito Federal.
À coluna, Nikolas disse que o arquivamento do processo no TCU é “mais uma narrativa que caiu por terra”. “Vão ter que inventar mais uma para me derrubar. Fico em paz demais. Não tenho nada. Tenho nada de errado”, afirmou.
O jatinho está em nome do grupo Prime You. A empresa também é dona de outras aeronaves de Vorcaro e de outros bens do banqueiro, entre eles uma mansão em Brasília.
Em outubro de 2022, durante as viagens de Nikolas no jatinho, Vorcaro ainda era sócio da empresa com Maurício Quadrado. A sociedade foi desfeita em setembro de 2025, dois meses antes da liquidação do Banco Master.

Descrição Jornalista
Os fantasmas que rondaram Messias, e inquietam integrantes dos Três Poderes
01/05/2026 12:33 94 visualizações
02/05/2026 08:15 90 visualizações
Operação Zero Álcool registra 240 prisões por embriaguez ao volante no primeiro quadrimestre de 2026
02/05/2026 04:39 88 visualizações
Ingratidão dói, e agora? 10 respostas inteligentes para dizer sem perder a classe
01/05/2026 11:46 80 visualizações
Fecomércio realizará no dia 15 de maio, às 13h, no Teatro Riachuelo, o Innovation Day
02/05/2026 05:54 77 visualizações
EUA anunciam retirada de 5 mil soldados da Alemanha
02/05/2026 06:24 74 visualizações
02/05/2026 09:17 71 visualizações
Festival da Mãe Potiguar 2026 acontece neste sábado (02) na Arena das Dunas
02/05/2026 05:12 69 visualizações
NetFlix monta estúdio de dublagem no Retiro dos Artistas e contrata veteranos brasileiros
01/05/2026 10:44 66 visualizações
Flávio Bolsonaro nega acordo para trocar CPI do Master por dosimetria
02/05/2026 07:16 65 visualizações