FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
GOVERNO DO RN – SEGURANÇA – 2802 A 2903

Idosos 05/03/2026 09:05

Estudo da UFRN acompanha idosos de 80 anos ou mais por

Estudo da UFRN acompanha idosos de 80 anos ou mais por

O Estudo Natal, coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e pelo Grupo de Exercício Clínico e Envelhecimento da UFRN, está convocando pessoas idosas longevas — com 80 anos ou mais — residentes em Natal para participarem de um monitoramento de saúde com acompanhamento até 2028.

A pesquisa pretende acompanhar 500 idosos distribuídos pelos cinco distritos sanitários da capital.

De acordo com atualização divulgada nesta terça-feira (3), ainda há 150 vagas disponíveis. Os organizadores destacam a importância de incluir pessoas mais velhas, especialmente aquelas com 95 anos ou mais, para garantir uma amostra representativa da população longeva de Natal.

Para participar, é necessário atender a alguns critérios: ter 80 anos ou mais e residir em Natal;

estar lúcido, sem diagnóstico de demência ou Alzheimer em estágio avançado; possuir locomoção independente — sendo permitido o uso de bengala ou andador; informar o nome da unidade de saúde ou do profissional que realiza o acompanhamento, além do cartão SUS; e ter acesso ao WhatsApp, próprio ou de um familiar, para manter o monitoramento até 2028.

A pesquisa investiga de que forma o estilo de vida influencia o processo de envelhecimento. O objetivo é compreender a relação entre atividade física, tempo sedentário, qualidade do sono e aptidão física com o risco de quedas e de eventos cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Além das avaliações presenciais, o estudo contará com uma plataforma digital exclusiva para registro e acompanhamento dos participantes ao longo do tempo.

As avaliações serão realizadas no campus central da UFRN, com transporte gratuito de ida e volta para o idoso e um acompanhante.

Os participantes passarão por exames e testes físicos e funcionais, avaliações sensoriais — como visão, audição e cognição —, além de densitometria óssea e exame de rigidez arterial. Ao final, cada participante receberá um relatório individual de saúde com orientações sobre seu estado físico.

Os interessados devem enviar mensagem pelo WhatsApp para o número (84) 9 9679-5040, informando o nome da pessoa longeva e o contato de um familiar ou responsável. Após o primeiro contato, será feito o registro e o agendamento das próximas etapas da pesquisa.

Deu em Tribuna do Norte

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista