Corrupção 29/01/2026 07:46
Vorcaro esteve no Planalto ao menos quatro vezes durante a crise do Banco Master

Conversas mantidas entre o banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, e integrantes do governo federal vieram a público após a divulgação de registros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e de reportagens da imprensa.
Os dados apontam que o empresário esteve ao menos quatro vezes no Palácio do Planalto entre 2023 e 2024, em meio ao agravamento da situação financeira do banco.
Em uma dessas ocasiões, Vorcaro teria tratado diretamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a possibilidade de vender a instituição financeira.
Documentos obtidos pelo site Poder360, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), mostram que a primeira visita de Vorcaro ao Planalto durante o atual governo ocorreu em 4 de dezembro de 2023, às 15h42.
No ano seguinte, outras duas entradas constam nos registros do GSI:
Além dessas visitas formais, há o registro de uma reunião extra, fora da agenda oficial, também em 4 de dezembro, quando o banqueiro teria sido recebido por Lula em meio à crise de liquidez enfrentada pelo Banco Master.
A reunião reservada foi inicialmente revelada pelo jornal O Globo e depois confirmada por outros veículos. Segundo as apurações, participaram do encontro Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda; Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil; Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia; o economista Gabriel Galípolo, então indicado para a presidência do Banco Central; e Augusto Lima, CEO do Banco Master.
Mantega teria atuado como representante do banco na ocasião. Antes do encontro com Lula, ele e Vorcaro se reuniram com Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola, chefe do Gabinete Pessoal da Presidência.
De acordo com o Poder360, após essa conversa preliminar, Mantega e Vorcaro solicitaram audiência com Lula e foram recebidos em seguida. Na agenda oficial do presidente, contudo, apenas o nome de Mantega aparece registrado naquele dia.
Ainda segundo o Poder360, durante a reunião, Vorcaro afirmou que o Banco Master buscava reduzir o monopólio do sistema bancário. Ele teria relatado que o BTG, controlado por André Esteves, demonstrou interesse na compra da instituição, mas avaliou o Master como “um empreendimento sem lastro” e teria proposto simbolicamente R$ 1 pela aquisição.
Diante disso, Lula teria reagido de forma enfática, criticando o então presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de fazer comentários negativos sobre André Esteves.
Conforme o relato, o presidente orientou Vorcaro a não vender o Banco Master ao BTG e a manter a estratégia adotada pelo empresário para a instituição financeira.
Os registros também mostram que Henrique Moura Vorcaro, pai do banqueiro, entrou no Palácio do Planalto em 6 de novembro de 2024. Assim como no caso do filho, não há indicação de reunião formal registrada nas agendas oficiais naquele dia.

Descrição Jornalista
Enfermeira descobre em plantão a morte da própria filha em acidente na BR-101
01/07/2026 15:42 94 visualizações
Quais são as opções de Ancelotti para substituir Paquetá no Brasil?
01/07/2026 11:06 89 visualizações
Lula é desaprovado por 52,3% e aprovado por 45,9%, aponta pesquisa Atlas/Bloomberg
01/07/2026 11:42 89 visualizações
RN recebe novas ambulâncias, gabinetes odontológicos e micro-ônibus para transporte de pacientes
02/07/2026 06:18 88 visualizações
Sesc RN aposta em lazer e cultura com lançamento de dois grandes projetos
02/07/2026 07:23 82 visualizações
Inadimplência avança e bate recorde histórico em maio, aponta BC
01/07/2026 16:57 76 visualizações
01/07/2026 20:20 74 visualizações
02/07/2026 04:30 72 visualizações
02/07/2026 14:34 71 visualizações
Franclim Carvalho recua, e Vasco negocia com outro treinador da Série A
01/07/2026 12:56 70 visualizações