FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Futebol 27/01/2026 05:33

Cinco fatores que serão determinantes para o Botafogo em 2026

Cinco fatores que serão determinantes para o Botafogo em 2026

Botafogo convive com problemas financeiros e com corte de gastos em 2026.

Ainda assim, existe a expectativa de melhora da equipe não só pela promessa de um aporte financeiro de John Textor, mas também pelo desempenho do técnico Martín Anselmi, que chegou e foi elogiado pelos jogadores após duas vitórias no Campeonato Carioca.

ge lista cinco fatores que podem ser determinantes para o ano do Botafogo.

Nesta semana, o Botafogo inicia a campanha no Brasileirão ao receber o Cruzeiro às 21h de quinta-feira. Logo depois, disputará o clássico com o Fluminense pelo Campeonato Carioca no domingo.

Botafogo posado para enfrentar o Volta Redonda — Foto: Vítor Silva/Botafogo

Botafogo posado para enfrentar o Volta Redonda — Foto: Vítor Silva/Botafogo

Veja cinco fatores determinantes para o 2026 do Botafogo:

1. Manutenção do time base

O Botafogo trabalha com elenco reduzido nas primeiras partidas de 2026. O técnico Martín Anselmi contou com somente seis jogadores de linha no banco na estreia, contra o Volta Redonda, e precisa de jogadores da base para completar os reservas. Enquanto não contrata, o clube precisa manter quem está no elenco.

O ano de 2026 apresenta um desafio diferente aos clubes de todo país: o Brasileirão começa em janeiro, ao contrário de anos anteriores. O Botafogo terá que jogar Carioca, Brasileirão e Libertadores em fevereiro.

Botafogo x Volta Redonda — Foto: Vítor Silva/Botafogo

Botafogo x Volta Redonda — Foto: Vítor Silva/Botafogo

Essa nova dificuldade força o clube a fortalecer o elenco, até mesmo em quantidade de jogadores. No momento, o clube tem somente dois zagueiros de origem à disposição de Anselmi. Barboza, porém, é o único apto a atuar nas partidas enquanto Bastos volta de lesão. Kaio Pantaleão segue no departamento médico, e Ythallo ainda não pode ser inscrito.

2. Solução do transfer ban

Ythallo, contratado nesta janela, não pode jogar pelo Botafogo, assim como ponta Villalba e volante Wallace Davi. O clube está punido com um transfer ban pelo não pagamento da transferência de Thiago Almada ao Atlanta United, dos Estados Unidos, e não está liberado para inscrever jogadores.

Além de não poder inscrever os jogadores que já estão no clube, o Botafogo também tem negociações que se arrastam no mercado. Cristian Medina, do Estudiantes, tem acordo para defender o clube carioca, mas os representantes do meia querem garantias de que ele jogará no Botafogo.

Textor afirma que Botafogo voltou ao mercado atrás de reforços

Textor afirma que Botafogo voltou ao mercado atrás de reforços

— Não direi nomes específicos de jogadores, mas fiz uma ligação para Alessandro Brito e Thairo (Arruda) há dois dias para dar luz verde para assinar documentos com nossos últimos alvos. Eles têm minha autorização para fechar com esses jogadores, tiveram autorização nas últimas 48 horas e vamos poder contratar todos os jogadores que queremos.

3. Chegada de aporte financeiro

Para resolver o transfer ban e pagar a dívida com o Atlanta United, Textor disse que o Botafogo receberá um aporte financeiro já aprovado pelo conselho da Eagle.

De acordo com o americano, o investimento será feito por amigos que trabalharam com ele na “fuboTV”. Não é um modelo de empréstimo, mas sim um investimento que abre caminho para que eles virem proprietários de ações do Botafogo ao lado do americano.

— Nos últimos dias, tivemos a aprovação para trazer uma quantidade significativa de capital ao clube. Tivemos aprovação da Eagle. Eu tenho que passar pelo processo. A notícia boa é que os diretores independentes aprovaram a entrada de capital.

Além do transfer ban e da busca por reforços, o Botafogo também precisa quitar pendências com o elenco. Na última semana, uma ameaça de rescisão do volante Danilo acelerou pagamento de parte dos atrasados pela diretoria.

4. Avançar na fase preliminar da Libertadores

Por terminar o Brasileirão de 2025 na 6ª colocação, o Botafogo não conquistou a vaga na fase de grupos da Libertadores, e precisa jogar as fases preliminares da competição. Chegar aos grupos é essencial não apenas pelo desempenho esportivo, mas também em termos de premiação.

No dia 18 de fevereiro, o clube terá o desafio de jogar contra o boliviano Nacional Potosí a mais de quatro mil metros de altitude. O Botafogo decide em casa o duelo da segunda fase. Se avançar, o time carioca enfrenta Barcelona de Guayaquil ou Argentinos Juniors.

Em 2024, quando foi campeão da Libertadores, o Botafogo também começou a competição na fase preliminar. Na segunda fase, eliminou o Aurora, também da Bolívia, e passou do RB Bragantino antes de ir aos grupos.

5. Uso da garotada

Enquanto não tem o transfer ban resolvido, o Botafogo conta com os jovens para dar conta do recado. Nos primeiros jogos de 2026, a base foi utilizada no Campeonato Carioca enquanto estavam na disputa da Copinha. O time sub-20 venceu a Portuguesa e perdeu para o Sampaio Corrêa.

Arthur Novaes e Miguel Caldas, de 17 anos, estavam no banco de reservas contra o Bangu. Kauan Toledo, um dos destaques da Copinha e dos jogos do Carioca, se apresentou ao clube nesta semana após ganhar férias. Anselmi afirmou que utilizará os garotos no time principal:

— A situação de ter o elenco curto não é ideal, todos sabemos disso. Jogamos a Copinha com os garotos sub-20. Demos férias para eles. Também tenho a esperança que a situação será resolvida e que vamos contar com mais jogadores. O calendário é brutal. Precisamos ter um elenco um pouco mais profundo e que vamos dar oportunidade para crianças que estão fazendo as coisas muito bem e farão parte da equipe principal — disse Anselmi.

Outros jovens também se destacam: os gringos Montoro e Barrera são essenciais para o time principal do Botafogo. Montoro, inclusive, fez o gol da vitória na estreia de Anselmi, contra o Volta Redonda. Kadir Barría, que foi bem na reta final de 2025, foi convocado pela seleção do Panamá e em breve retorna ao Botafogo.

Deu em GE
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista