FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Futebol 20/01/2026 09:22

Chegada de Anselmi promete dar mais espaço a joias do Botafogo; conheça alguns

Chegada de Anselmi promete dar mais espaço a joias do Botafogo; conheça alguns

Botafogo se prepara para estrear no Carioca com o elenco principal e com o técnico argentino Martín Anselmi no comando, nesta quarta-feira, contra o Volta Redonda.

Nas duas primeiras rodadas, o Alvinegro foi representado pelo time sub-20 e o treinador Rodrigo Bellão.

O saldo é de uma vitória e uma derrota, e a segunda colocação do Grupo B.

Kauan Toledo comemora gol em Sampaio Corrêa x Botafogo — Foto: Arthur Barreto/BFR

Kauan Toledo comemora gol em Sampaio Corrêa x Botafogo — Foto: Arthur Barreto/BFR

Ter Anselmi no comando da equipe dá a expectativa de a base ser bem aproveitada, dado o histórico do treinador argentino. Pelos clubes que passou, principalmente o Independiente del Valle e o Cruz Azul, o técnico fez questão de demonstrar confiança nos jovens atletas.

No Cruz Azul, ele promoveu a estreia de diversos jogadores e deu oportunidades a nomes como Mateo Levy, Bryan Gamboa, Christian Jared Valdivia e Jeyson Jesús Durán. No Del Valle, utilizou atletas que hoje fazem parte da seleção do Equador. 

No Botafogo, Anselmi já avisou internamente que pretende utilizar alguns jovens. Mas, com um balanço das atuações dos jovens no Carioca e até na Copinha, quem pode ter chance?

Kauan Toledo, autor do gol na derrota para o Sampaio Corrêa, é um nome a ser observado de perto por Anselmi. O atacante fez uma maratona de quatro jogos em cinco dias entre as partidas da Copinha e do Carioca. Além do gol, ele deu duas assistências na vitória contra a Portuguesa no Estadual.

Aos 19 anos, ele é um dos principais nomes da base do Botafogo.

Kadu, do Botafogo — Foto: Divulgação

Kadu, do Botafogo — Foto: Divulgação

Kadu é outro nome que pode ter espaço com Anselmi. O lateral-direito de 20 anos é revelado pelo Remo e foi emprestado ao Botafogo com opção de compra de R$ 5,2 milhões. Ele estava na Copinha, mas voltou para o Rio de Janeiro para disputar a partida contra a Portuguesa.

Marquinhos é um dos nomes responsáveis pelo bom desempenho defensivo do time. Um dos principais motivos é a polivalência, já que joga de zagueiro ou de volante. Aos 18 anos, ele é apontado como uma das joias do clube e é bem avaliado pela capacidade de desarme e pelo jogo aéreo. Nos jogos do Carioca, foi titular e jogou como volante.

Outro nome de destaque na base do Botafogo é o atacante panamenho Kadir, de 18 anos. Ele estava na Copinha, mas foi convocado pela primeira vez pela seleção principal do Panamá.

Na estreia com a camisa de sua seleção, ele marcou seu primeiro gol logo aos cinco minutos contra a Bolívia. O centroavante retorna ao clube após o fim dos amistosos, na última semana de janeiro.

Kadir chora após marcar primeiro gol pelo Botafogo — Foto: Vitor Silva/BFR

Durante a pré-temporada no Lonier, enquanto o sub-20 estava na Copinha, Anselmi chegou a ter atletas da geração 2008 participando dos treinamentos. Arthur Novaes, Miguel Caldas, Juninho e Ivan seguiram para São Paulo para reforçar o Botafogo na Copinha assim que os principais jogadores do sub-20 retornaram ao Rio para o Carioca.

Pela Copinha, o Botafogo enfrenta o São Paulo nesta segunda-feira, às 21h (de Brasília), em Sorocaba pelas quartas de final. O técnico Rodrigo Bellão e o elenco sub-20 já assumem a competição. Enquanto isso, Anselmi se prepara para a estreia na quinta-feira, às 19h, contra o Volta Redonda, pela terceira rodada do Carioca.

Deu em GE
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista