Câmara Federal 21/10/2025 05:55
Hugo Motta marca votação da urgência do PL das Bagagens para esta semana

“Alerta da semana: vamos votar a urgência do PL 5041/25, que proíbe a cobrança de bagagem de mão no avião”, afirmou o presidente, na noite desta segunda-feira (20).
A aprovação de urgência tornaria a tramitação do projeto mais acelerada, sem a necessidade de passar por comissões temáticas – ou seja: seria analisado diretamente no Plenário.
De autoria do deputado Da Vitória (PP-ES), o PL das Bagagens tem o objetivo de assegurar que os passageiros aéreos possam levar uma bagagem de mão e um item pessoal em voos domésticos e internacionais operados em território nacional, sem custos adicionais.
Segundo apurou a CNN, o relator do projeto será o deputado Neto Carletto (Avante-BA). A proposta visa impedir a prática recentemente anunciada por companhias aéreas, que pretendem cobrar pela mala de mão.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) já possui uma resolução que garante aos passageiros o direito de transportar gratuitamente uma bagagem de mão de até 10 quilos, desde que respeitados os limites de dimensão e segurança operacional.
O projeto assegura ao passageiro de voos domésticos ou internacionais operados por companhias aéreas, quando parte da viagem ocorrer em território brasileiro, o direito de transportar bagagem de mão sem cobrança adicional.
O consumidor poderá levar uma bagagem de mão, dentro dos limites regulamentares da Anac, e um item pessoal, como bolsa, mochila ou pasta, observados os limites de peso e dimensão estabelecidos pela autoridade reguladora.
As companhias aéreas ficam proibidas de oferecer tarifas que excluam ou limitem esse direito.
A cobrança só será permitida quando a mala exceder os limites de peso ou dimensão pré-estabelecidos.
Além disso, caberá à Anac divulgar e fiscalizar as regras, garantindo seu cumprimento por empresas nacionais ou estrangeiras. O descumprimento da medida sujeitará a companhia a penalidades legais e à reparação ao consumidor.
Hugo anunciou, ainda, que a agenda desta semana na Câmara vai analisar os projetos do pacote de segurança Ppblica. O bloco de oito textos teve a urgência aprovada no último dia 30, em setembro. Entre as propostas, estão o aumento da pena de homicídio contra agentes públicos e alterações na Lei de Organizações Criminosas.
O pacote foi fruto de acordo entre secretarias de segurança pública em todo país.
Deu em CNN

Descrição Jornalista
Ministério da Saúde emite alerta para o vírus Nipah no Brasil
02/02/2026 04:40 169 visualizações
03/02/2026 15:54 166 visualizações
Boris Casoy acerta com o SBT e volta à TV após quatro anos
06/02/2026 07:30 163 visualizações
Fachin: Dúvidas sobre conflitos de interesses devem ser tratadas sempre com transparência
02/02/2026 16:06 152 visualizações
“Norte do Brasil tem mulheres mais feias do mundo”, diz e-mail de Epstein
05/02/2026 07:35 143 visualizações
Empresário potiguar Silvio Bezerra lança autobiografia nesta quarta (04), na FIERN
04/02/2026 05:06 135 visualizações
Reforma tributária muda regras de contratos de aluguel; entenda o que já vale
06/02/2026 09:02 129 visualizações
Semurb alerta produtores de eventos sobre prazos para licenciamento no Carnaval
03/02/2026 17:07 124 visualizações
Quais são as verdadeiras causas da enxaqueca
02/02/2026 15:16 121 visualizações