Hugo Motta marca votação da urgência do PL das Bagagens para esta semana - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Câmara Federal 21/10/2025 05:55

Hugo Motta marca votação da urgência do PL das Bagagens para esta semana

Hugo Motta marca votação da urgência do PL das Bagagens para esta semana
Após anúncio na última semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou em suas redes sociais que a urgência do PL (Projeto de Lei) das Bagagens será votada nesta semana.

“Alerta da semana: vamos votar a urgência do PL 5041/25, que proíbe a cobrança de bagagem de mão no avião”, afirmou o presidente, na noite desta segunda-feira (20).

A aprovação de urgência tornaria a tramitação do projeto mais acelerada, sem a necessidade de passar por comissões temáticas – ou seja: seria analisado diretamente no Plenário.

De autoria do deputado Da Vitória (PP-ES), o PL das Bagagens tem o objetivo de assegurar que os passageiros aéreos possam levar uma bagagem de mão e um item pessoal em voos domésticos e internacionais operados em território nacional, sem custos adicionais.

Segundo apurou a CNN, o relator do projeto será o deputado Neto Carletto (Avante-BA). A proposta visa impedir a prática recentemente anunciada por companhias aéreas, que pretendem cobrar pela mala de mão.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) já possui uma resolução que garante aos passageiros o direito de transportar gratuitamente uma bagagem de mão de até 10 quilos, desde que respeitados os limites de dimensão e segurança operacional.

Entenda o PL das Bagagens 

O projeto assegura ao passageiro de voos domésticos ou internacionais operados por companhias aéreas, quando parte da viagem ocorrer em território brasileiro, o direito de transportar bagagem de mão sem cobrança adicional.

O consumidor poderá levar uma bagagem de mão, dentro dos limites regulamentares da Anac, e um item pessoal, como bolsa, mochila ou pasta, observados os limites de peso e dimensão estabelecidos pela autoridade reguladora.

As companhias aéreas ficam proibidas de oferecer tarifas que excluam ou limitem esse direito.

A cobrança só será permitida quando a mala exceder os limites de peso ou dimensão pré-estabelecidos.

Além disso, caberá à Anac divulgar e fiscalizar as regras, garantindo seu cumprimento por empresas nacionais ou estrangeiras. O descumprimento da medida sujeitará a companhia a penalidades legais e à reparação ao consumidor.

Pacote de Segurança Pública 

Hugo anunciou, ainda, que a agenda desta semana na Câmara vai analisar os projetos do pacote de segurança Ppblica. O bloco de oito textos teve a urgência aprovada no último dia 30, em setembro. Entre as propostas, estão o aumento da pena de homicídio contra agentes públicos e alterações na Lei de Organizações Criminosas.

O pacote foi fruto de acordo entre secretarias de segurança pública em todo país.

Deu em CNN

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista