Atenção: o que muda a partir de hoje na passagem aérea sem bagagem de mão - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Consumidor 14/10/2025 09:03

Atenção: o que muda a partir de hoje na passagem aérea sem bagagem de mão

Atenção: o que muda a partir de hoje na passagem aérea sem bagagem de mão

Recentemente fomos pegos de surpresa com a informação de que a Gol vai começar a comercializar (a partir de hoje, 14 de outubro) tarifas sem bagagem de mão.

Porém, tenho recebido muitas dúvidas nas minhas redes sociais sobre esse tema, inclusive visto vários perfis espalhando pânico desnecessário, como se tudo fosse mudar de uma hora para outra.

A verdade é que nada muda de forma significativa para os passageiros brasileiros neste momento, pelo menos por enquanto. E agora eu vou explicar, de forma clara, o que de fato mudou ou vai mudar nas três principais companhias aéreas: Gol, LATAM e Azul.

🟠 Gol – o que muda e o que continua igual:

Se você já adquiriu o bilhete da Gol antes da data de hoje (14 de outubro), sua tarifa já incluía a bagagem de mão normalmente, então não haverá cobrança adicional. Essa mudança vale apenas para novas passagens emitidas a partir de agora apenas para voos internacionais e para  o trecho Rio de Janeiro (Galeão) x Montevidéu (Uruguai). 

Ou seja, qualquer voo nacional da Gol ainda inclui a bagagem de mão, mesmo que você compre o bilhete a partir de hoje.

Dentro do Brasil, o transporte aéreo é regulado pela ANAC, que garante ao passageiro o direito de levar uma bagagem de mão de até 10 kg gratuitamente. Por isso, a Gol, ou qualquer outra companhia, não pode simplesmente eliminar esse direito nos voos nacionais sem uma mudança na regulamentação. Então, a regra segue a mesma para viagens dentro do Brasil.

🔴 LATAM – Tarifas “Basic” já funcionam assim há algum tempo:

A LATAM já opera com um modelo semelhante há alguns meses. A tarifa Basic é a mais econômica e não inclui mala de mão (apenas um item pessoal pequeno, como mochila ou bolsa que caiba sob o assento).

Essa modalidade já está vigente, porém apenas em alguns voos internacionais saindo do Brasil para países do Mercosul e América Latina, como Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Peru. Nos voos dentro do Brasil, a LATAM mantém o direito à bagagem de mão gratuita conforme determina a ANAC, e as demais tarifas (como a Light e a Plus) continuam oferecendo diferentes franquias de bagagem e benefícios.

🔵 Azul – Pequenas mudanças, mas ainda sem impacto direto no Brasil:

A Azul também adotou um modelo de tarifa diferenciada, mas por enquanto as alterações se aplicam apenas a rotas internacionais ou a tarifas promocionais específicas. Nos voos domésticos, nada muda: a bagagem de mão continua incluída, limitada a 10 kg e dimensões de 55 × 35 × 25 cm, além de um item pessoal gratuito.

O que a Azul vem fazendo com mais frequência é reajustar o valor das malas despachadas, especialmente quando compradas com pouca antecedência. Mas, até o momento, não há sinal de que a Azul vá eliminar a bagagem de mão gratuita nos voos nacionais.

Resumo geral:

Gol: nova tarifa sem bagagem de mão vale somente para voos internacionais (como Rio–Montevidéu).
LATAM: tarifa Basic, já existente, não inclui bagagem de mão em alguns voos do Mercosul e América Latina.
Azul: segue igual para voos nacionais; eventuais mudanças atingem apenas rotas internacionais.
Voos dentro do Brasil: seguem sob regra da ANAC, todo passageiro tem direito a levar uma bagagem de mão gratuita de até 10 kg.

Deu em IG
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista