Sem categoria 23/05/2014 04:56
Três bilhões de pessoas assistirão a Copa pela TV
Para destacar a evolução das copas do mundo, a consultoria internacional Ernst & Young realizou a seguinte comparação: em 1950, na primeira vez que o Brasil foi sede de uma Copa, “participaram 13 países, foram disputadas 22 partidas em seis estádios, com um público estimado em um milhão de espectadores.
A edição de 2006, realizada na Alemanha, tinha 32 equipes, foram disputadas 64 partidas em 12 estádios, com um público de 3,35 milhões de espectadores”.
A arquitetura da Copa do Mundo do Brasil 2014 é parecida com a da Alemanha.
Multidão
Anllo, da Deloitte, calcula que as transmissões televisivas serão vistas por cerca de três bilhões de pessoas no mundo inteiro.
Tamanha vitrine explica em grande medida os investimentos publicitários. É o caso do McDonald’s, patrocinador há 20 anos de todos os campeonatos organizados pela FIFA.
“A Copa é algo que cruza transversalmente o mundo e, para a marca, associar-se ao evento é carregar-se de atributos positivos”, disse ao caderno de economia do Clarín, o IECO, Gonzalo Alfonsín, diretor de Marketing de Arcos Dourados, empresa que promove a marca em toda a região.
O executivo indica que por trás do investimento “há uma construção de longo prazo”, mas que também se esperam resultados concretos nos locais da franquia: “Mais transações, mais visitas, mais trânsito de gente e um aumento do consumo”.
A repercussão para as marcas esportivas (principalmente Adidas, Nike e Puma) é muito maior. As áreas de marketing segmentaram suas estratégias a nível local e global.
Quilmes
É o caso da AmBev, a maior empresa cervejeira do mundo, dona da Quilmes, a marca líder da Argentina. A AmBev é patrocinador da FIFA e a Quilmes, da seleção argentina, cuja mensagem publicitária é que os rivais “vão se encontrar com um país unido em pós de uma mesma ilusão”.
Digital
Uma fonte da empresa disse que 40 por cento do investimentos publicitários estarão destinados aos meios de comunicação tradicionais (TV, rádio, gráfica e via pública), 50 por cento para ações diretas e outros 10 por cento ao setor digital.
Embora ninguém questione que, para as marcas, a televisão concentrará as apostas, muitos ressaltam que os meios de comunicação digitais e as redes sociais, especialmente Twitter, terão um papel preponderante.
Twitter
Uma projeção publicada pela revista oficial da AFA (Associação de Futebol Argentino) indica que durante os 31 dias da Copa serão enviados 1,7 bilhão ao de tuítes, número que contrasta com os 11 milhões enviados na Copa da África do Sul 2010.
Um levantamento da IAB Argentina, a entidade que agrupa as agências criativas de publicidade, indica que em 2013, a publicidade on-line faturou 4 bilhões de pesos, apenas 14 por cento do total.
Apesar disso, “o efeito Copa contribuirá muito para que o investimento em publicidade on-line continue na mesma linha”, disse Alejandro Fishman, presidente da IAB Argentina.
Deu no UOL

Descrição Jornalista
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 224 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 221 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 219 visualizações
11/09/2026 07:24 203 visualizações
André Mendonça pede a Fachin o afastamento cautelar de Alexandre de Moraes do STF
04/09/2026 05:23 183 visualizações
09/09/2026 09:19 152 visualizações
Polícia Federal indicia Álvaro Dias por porte ilegal de arma em aeroporto
03/09/2026 08:13 152 visualizações
Tomara que tenha charuto e Macallan’; veja essa e outras quatro mensagens de Gonet para Vorcaro
02/09/2026 05:49 149 visualizações
Personalidades e famosos lançam manifesto ao STF exigindo apuração completa do caso Master
09/09/2026 10:56 146 visualizações