Indústria 30/06/2025 20:15
I Fórum de Empregabilidade do Sistema Indústria do RN será dia 23 de julho; veja a programação

“Como encontrar sentido no trabalho”, “como se destacar em processos seletivos de emprego”, “inclusão de mulheres no mercado” e “competências que o currículo não mostra” serão discutidos no I Fórum de Empregabilidade do Sistema Indústria do RN – iniciativa que vai reunir empresas, especialistas, estudantes e profissionais em busca de oportunidades de estágio, de carreira e também para empreender.
O Fórum acontece no dia 23 de julho, das 16h às 22h, no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal.
A programação incluirá oficinas, rodas de conversa, espaços interativos e palestras de representantes de instituições como Ifood, Instituto Coca-Cola, agência de cooperação internacional alemã GIZ, Vox2you e Reprograma – iniciativa de impacto social que tem como missão diminuir desigualdades de gênero e raça no setor de tecnologia por meio da educação.
Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados no site (empregabilidade.fiern.org.br) ou pela plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/i-forum-de-empregabilidade-do-sistema-industria-do-rn/2926619. Interessados em assistir às palestras podem se cadastrar na lista de espera.
O evento é promovido pelo Sistema FIERN – por meio do SENAI-RN e do IEL-RN – em parceria com o Movimento Tech, uma coalizão brasileira formada por mais de 70 instituições e mantida por iFood, Mercado Livre e Instituto Coca-Cola, com foco na redução de lacunas educacionais e na preparação de jovens e adultos para o futuro do trabalho.
A iniciativa também conta com o apoio do “Profissionais do Futuro: Competências para a Economia Verde”, projeto de cooperação técnica implementado no Brasil por meio de parceria entre o Ministério da Educação e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com o suporte do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.
Programação
Entre os palestrantes confirmados nesta primeira edição estão o diretor de Impacto Social do iFood, Johnny Borges, com o tema “Carreira e propósito: Como encontrar sentido no trabalho”, a gerente de Operações do Instituto Coca-Cola, Janaina Oliveira, com “Soft Skills que empregam: desenvolvendo competências que o currículo não mostra” e a gerente de Gente e Gestão/ Empregabilidade do Reprograma, Jéssica Mendonça, abordando “Como se destacar em processos seletivos: do currículo à entrevista”.
Fabiana Dias, consultora da GIZ e fundadora e diretora executiva da Mais Argumento, também participa com a palestra “Economia verde: a transição ecológica passa pela equidade de gênero – o futuro do trabalho exige inclusão de mulheres, inovação e visão de sustentabilidade”.
Além das palestras, o Fórum terá atrações como o “Lounge Conexões”, que vai oferecer oportunidades de contato com empresas e de participação em processos seletivos. Já no Espaço LinkedIn, será possível fazer foto profissional em estúdio, no local, e receber orientações para melhorar o perfil na principal rede social do mundo voltada a carreiras. Vagas de emprego e estágio serão anunciadas dentro da programação.
Indo além
“O I Fórum de Empregabilidade vai trazer conteúdo inédito sobre questões de comportamento, sobre entender os caminhos de uma jornada profissional e sobre como se conectar.
O evento vai possibilitar as conexões, com o jovem e o profissional interagindo com quem tem orientação sobre mercado de trabalho e com quem contrata, indo além da entrega do currículo”, destaca a diretora dos Centros de Educação e Tecnologias do SENAI-RN, em Natal, Amora Vieira.
“Também haverá espaço para ‘gamificação’ no Fórum, onde os participantes serão guiados por uma jornada interativa, a descobrir possibilidades, a se conectar com instituições e empresas. Serão encorajados a ter atitude e a buscar o seu futuro, ou a definir rota, a partir da educação. Tudo isso com a finalidade de fazer com que despertem para as profissões e o mercado de trabalho”, complementa a diretora.
Segundo Jessica Monteiro, Head de Projetos e Growth no Movimento Tech, “o Fórum de Empregabilidade é uma ponte entre o presente e o futuro do trabalho”. “Ao unir tecnologia, educação e oportunidades reais, ele se torna um espaço essencial para impulsionar carreiras, conectando talentos em formação com as demandas da indústria”, diz ela.
“Estamos falando de criar caminhos acessíveis e sustentáveis para jovens e profissionais que querem crescer, se reposicionar e se destacar no mercado. Essa iniciativa mostra que, quando diferentes setores se unem com propósito, é possível transformar realidades e ampliar o acesso ao mercado de trabalho de forma concreta e inclusiva”, acrescenta.
Rebeka França, gerente executiva de Operações e Negócios do IEL-RN, também avalia o Fórum como “mais do que um evento”.
“É uma ponte concreta entre talentos e oportunidades. Em um cenário cada vez mais dinâmico, iniciativas como essa são fundamentais para aproximar profissionais em busca de crescimento das empresas que precisam inovar e evoluir”, frisa a executiva, ressaltando que, “para o IEL, é uma honra impulsionar essa conexão e contribuir diretamente com o desenvolvimento de carreiras e o fortalecimento do mercado de trabalho local”.
Deu no Portal da Fiern

Descrição Jornalista
“Meu candidato a presidente”, diz Styvenson a Flávio em evento no RN
22/03/2026 19:49
Aeroportos do Nordeste decolam e movimento cresce 11,5%
22/03/2026 17:28
02/03/2026 06:21 250 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 219 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 215 visualizações
Jovens médicos começam a carreira no ‘escuro’, alerta estudo
01/03/2026 08:11 206 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 200 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 198 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 194 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 192 visualizações
Mostra homenageia Assis Marinho e reforça política cultural do Governo do Estado
01/03/2026 07:43 186 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 178 visualizações