Indústria 05/06/2025 18:39
Semana do Meio Ambiente tem palestras e instalação de Ecoponto na Casa da Indústria

Como parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Sindicato de Reciclagem e Descartáveis do Rio Grande do Norte (SINDRECICLA-RN), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado (FIERN), promoveu nesta quarta-feira (4), um evento corporativo com palestras voltadas à conscientização ambiental dos colaboradores do Sistema FIERN.
A programação, na Casa da Indústria, integra as ações educativas da Semana do Meio Ambiente, realizada pelo sindicato e seus associados.
O evento contou com a participação de colaboradores lotados na sede da Federação, empresários do setor da reciclagem associados ao sindicato e estudantes da SESI Escola São Gonçalo do Amarante.
O evento incluiu ainda a instalação de um Ecoponto no hall de entrada da Casa da Indústria, para recebimento de materiais recicláveis e distribuição de copos reutilizáveis aos colaboradores do Sistema FIERN, lotados naquela unidade.
Em seu discurso de abertura, o presidente do SINDIRECICLA-RN, Etelvino Patrício, chamou atenção para os impactos já visíveis das mudanças climáticas e a necessidade de ações contínuas de preservação. “A casa é a mesma, o planeta é o mesmo”, afirmou.

Ele também exaltou o trabalho dos 18 mil catadores de materiais recicláveis em atuação no RN como agentes fundamentais para a sustentabilidade urbana e as ações do sindicato para proporcionar melhores condições de trabalho a essas pessoas.
“São pais e mães de família que, com dignidade, se dedicam diariamente à separação de resíduos, transformando o que muitos descartam em fonte de renda”, completou.
O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destacou que a indústria tem assumido protagonismo na pauta da sustentabilidade, com exemplos como a unidade de reciclagem em Arez – Amarez, criada pelo SINDIRECICLA-RN, que integra catadores ao processo produtivo.
“Enganam-se as pessoas que pensam que a indústria está fora desse potencial da sustentabilidade. [Ela está] completamente integrada”, disse.
Serquiz defendeu que a indústria está comprometida com a economia circular, e que boas práticas já são realidade em muitas empresas potiguares, com uso de energias renováveis, produção limpa e foco em sustentabilidade e destacou o esforço dos empresários do setor.
“A importância de vocês para o nosso estado, assim como os demais recicladores do Brasil, é gigante”, afirmou.

O presidente reforçou que o Sistema FIERN tem trabalhado na revisão da legislação ambiental estadual, buscando atualizá-la para refletir os avanços tecnológicos e garantir segurança jurídica sem comprometer o meio ambiente.
Destacou que a sustentabilidade deve ser pensada nos três pilares: econômico, social e ambiental; e que a indústria está comprometida com essa visão.
“Nós estamos buscando melhorar uma legislação ambiental para que ela dê segurança jurídica e proporcione qualidade técnica com objetivo de mitigar algumas situações que podem prejudicar os investidores. Com isso, nós queremos garantir um investimento que seja sustentável para o Rio Grande do Norte”, completa Serquiz.
Palestras com foco em ESG e coleta seletiva
A programação incluiu palestras de Danielle Mafra, superintendente regional do SESI-RN, e de Rodrigo Melo, pesquisador e professor do SENAI-RN.
Eles apresentaram estratégias para que as empresas coloquem em prática ações ligadas ao ESG (Ambiental, Social e Governança, em tradução livre) e consigam bons resultados, com a finalidade de mostrar como é possível desenvolver uma cultura sustentável a partir do envolvimento coletivo.
Com o tema “ESG na prática: sustentabilidade que gera valor”, Mafra explicou os fundamentos do conceito ESG, desde sua origem até as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Ela ainda destacou a urgência da agenda climática e reforçou a necessidade de mudança de hábitos também no ambiente empresarial. “Somos a primeira geração a sentir os efeitos das mudanças climáticas e talvez a última com chance de revertê-los”, afirmou.
Na sequência, Rodrigo Melo abordou o tema “Transformando hábitos, reduzindo impactos”, detalhando os passos para implementação de programas de coleta seletiva no contexto empresarial.
Ele apresentou dados sobre descarte de plásticos e desconhecimento da população quanto à coleta seletiva, propondo um plano em quatro etapas: planejamento, execução, verificação e ação. O modelo prevê criação de comissões, definição de metas, treinamentos e parcerias com recicladores, além do uso de indicadores para monitoramento contínuo.
Interiorização da educação ambiental
Etelvino Patrício, presidente do SINDRECICLA, também destacou que o Sindicato tem promovido ações educativas itinerantes em municípios do estado. “Estamos semeando a consciência ambiental nas futuras gerações, que serão responsáveis por garantir um planeta seguro para seus filhos”, reforçou.
Atualmente, o SINDRECICLA representa 42 indústrias de reciclagem no estado. Juntas, elas reaproveitam mais de 25 mil toneladas de resíduos por mês, gerando mais de 6 mil empregos diretos e movimentando a economia potiguar por meio de uma cadeia produtiva baseada na sustentabilidade.
Deu no Portal da Fiern
Descrição Jornalista
Atividade industrial da China encolhe pelo oitavo mês seguido em novembro
01/12/2025 08:00 326 visualizações
O jovem morto após invadir jaula de leoa em João Pessoa: ‘A última etapa de uma tragédia anunciada’
02/12/2025 08:25 190 visualizações
02/12/2025 04:30 159 visualizações
Com Messias, STF consolida perfil: saem juízes e juristas, entram ministros de governo
02/12/2025 09:06 152 visualizações
02/12/2025 07:37 147 visualizações
Chamada de projetos para indústria do Nordeste aprova R$ 113 bilhões em propostas para região
02/12/2025 06:31 143 visualizações
BYD convoca recall de quase 90 mil veículos por falha em baterias
02/12/2025 08:00 142 visualizações
Rede criminosa invadiu 120 mil câmeras domésticas para obter e vender vídeos de teor sexual
04/12/2025 05:23 142 visualizações
Artigo – “É hora de virar a página”, por Roberto Serquiz
02/12/2025 20:01 125 visualizações
