Sem categoria 13/04/2014 04:47
Esquema na Petrobras financiava campanhas e partidos
Documentos apreendidos na Operação Lava-Jato da Polícia Federal (PF) levantam suspeitas de que um ex-diretor da Petrobras intermediava repasses de empresas para políticos.
De acordo com a investigação, Paulo Roberto Costa, preso pela PF, tinha anotações que indicam um esquema de financiamento de campanhas eleitorais.
Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, uma tabela apreendida, escrita à mão, tem diversas informações divididas em três colunas: “Nome da empresa”, “Executivo” (com os nomes dos responsáveis em cada empresa) e “Solução”, onde aparece o encaminhamento dado a cada demanda. As anotações datam de fevereiro, mas não há indicação do ano a que se referem.
“[A tabela contém] Diversas anotações que indicam possíveis pagamentos para ‘candidatos’, podendo indicar financiamento de campanha”, diz relatório da PF.
Uma das informações que embasa, segundo a investigação, a tese de que haveria um esquema de distribuição de repasses são relatos escritos no campo “Soluções”, como “Já vem ajudando, pediu para certificar se candidato está ciente” e “Já está colaborando, mas vai intensificar mais para a campanha a pedido do PR”. Agentes da PF que analisaram o documento apreendido suspeitam que a sigla PR indique o ex-diretor Paulo Roberto.
No relatório, a PF informa também a existência de um registro com o título “Planilha Valores” que apresenta a inscrição “primo”, que seria um dos apelidos do doleiro Alberto Youssef, apontado como um dos líderes do suposto esquema.
A revista Veja, que também teve acesso a documentos apreendidos afirma que anotações do ex-diretor registram o repasse, em 2010, de R$ 28,5 milhões ao PP, partido da base aliada e que foi responsável pela indicação de Paulo Roberto ao cargo.
Deu em Zero Hora

Descrição Jornalista
Escola da Assembleia traz a Natal o escritor João Almino
01/11/2026 09:49 93 visualizações
CNJ determina que certidões de óbito informem contexto de mortes em ações policiais
01/11/2026 17:19 91 visualizações
Gastos com candidaturas ultrapassaram R$ 11 bilhões nas eleições de 2026
01/11/2026 16:13 87 visualizações
Mulher alega ter relacionamento com IA e quer reconhecimento legal dos direitos da tecnologia
01/11/2026 18:24 86 visualizações
01/11/2026 10:52 76 visualizações
Natal receberá encontro de médicos católicos para refletir sobre fé, vocação e missão na medicina
03/11/2026 13:04 73 visualizações
04/11/2026 06:37 71 visualizações
Expectativas de inflação para 2027 e 2028 saltam após segundo turno
01/11/2026 15:07 71 visualizações
Antonelli quebra jejum italiano e se torna mais jovem a ser campeão da F1
02/11/2026 05:42 69 visualizações