Governo do Estado 18/01/2025 05:57
Salineiros de Mossoró e região enaltecem a inclusão do setor no PROEDI
RN lidera a produção de sal marinho no país, com produção média de 6,5 milhões de toneladas ao ano

A recente inclusão do setor salineiro no Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (PROEDI/RN) deve gerar 14 mil novos empregos no estado.
A medida foi comemorada em audiência nesta sexta-feira (17), em Mossoró, reunindo empresários do setor e a governadora Fátima Bezerra.
A inclusão ocorreu em dezembro do ano passado, quando a governadora, atendendo a uma reivindicação histórica da indústria do sal, assinou o decreto assegurando a inserção e definindo as condições para as empresas terem acesso aos benefícios por meio de incentivos fiscais, como a isenção de ICMS. Atualmente, o PROEDI/RN beneficia 300 indústrias, que juntas geram mais de 56 mil empregos no estado.
O Rio Grande do Norte lidera a produção de sal marinho no país, com uma produção média de 6,5 milhões de toneladas ao ano, cerca de 95% do sal produzido no Brasil. Por isso, o setor tem grande importância na balança comercial, tendo contribuído em 2024 para um superávit de US$ 289,7 milhões no ano.
O setor salineiro do Estado conta, atualmente, com cerca de 150 empresas, entre produtoras e beneficiadoras, gerando 56 mil empregos formais, podendo chegar a 70 mil, de acordo com o SIMORSAL-RN.
“Quero desde já declarar que isto é um reconhecimento histórico. Sabemos o que significa a pauta do sal para Mossoró, para o Rio Grande do Norte, para o Brasil e para o mundo. Estamos falando de um setor que hoje mobiliza quase 56 mil empregos e, com este incentivo, a perspectiva é gerar mais 14 mil empregos. Isso tudo foi graças à coragem que nós tivemos já no primeiro mandato de implantar o PROEDI. O Rio Grande do Norte vinha perdendo competitividade, empresas indo embora para o Ceará, para a Paraíba, e nós levamos adiante o debate do projeto, não desistimos, e o apoio da FIERN e de outras entidades hoje é reconhecido como um dos principais vetores para promover essa fase virtuosa que o desenvolvimento da indústria vive no Estado, puxado principalmente pela questão do petróleo, das energias renováveis, do sal, do gás e da fruticultura”, declarou a governadora.
“O Estado deve muito ao setor salineiro. Esses empresários do sal da região Oeste do Rio Grande do Norte têm sido verdadeiros heróis da resistência, têm se mantido de pé e segurado a barra para permanecer como o maior produtor de sal do Brasil e também fechado barreiras para a importação de sal de outros países. Essa luta da governadora Fátima Bezerra de estender o PROEDI para as atividades salineiras tem sido muito grande, e hoje nós alcançamos esse feito”, declarou Sílvio Torquato, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Datena se irrita ao vivo com baixa audiência: “Ninguém ouvindo”
05/04/2026 06:34 274 visualizações
Governo informa funcionamento dos órgãos estaduais no período da Semana Santa
02/04/2026 04:09 238 visualizações
Governo dos EUA expressa “séria preocupação” com censura no Brasil
02/04/2026 08:34 231 visualizações
Combo que liga STF a Vorcaro pressiona PGR a investigar ministros
02/04/2026 15:03 227 visualizações
Autor de biografia afirma que PT envelheceu e evita contrariar Lula
02/04/2026 07:27 223 visualizações
Minervino Wanderley lança o livro “Quero Meu Mundo de Volta!”
02/04/2026 05:17 222 visualizações
Litto Lins, ‘Lumi’ e ‘Lollapalizo’: veja agenda do fim de semana em Natal
02/04/2026 09:00 206 visualizações
Botafogo vence Mirassol, deixa Z4 e ameniza crise
02/04/2026 06:23 193 visualizações
Nikolas Ferreira rompe o silêncio e diz se vai ou não apoiar Flávio Bolsonaro
07/04/2026 12:41 182 visualizações
Cientistas conseguem reverter o envelhecimento
02/04/2026 15:26 174 visualizações