Futebol 22/12/2024 10:27
Botafogo é destacado como case de sucesso das SAFs no Brasil em reportagem do ‘NY Times’: ‘Pode pular, água está boa’, aconselha Textor a investidores
O texto aponta o Glorioso como chamariz para novos investidores no futebol nacional.

O sucesso do Botafogo na temporada 2024, com os títulos do Brasileiro e da Libertadores, foi destacado pelo portal “The Athletic“, braço de esportes do jornal norte-americano “The New York Times“, em uma grande reportagem publicada neste sábado (21/12).
O texto aponta o Glorioso como chamariz para novos investidores no futebol nacional.
A reportagem traça um panorama geral das SAFs no Brasil, desde a aprovação da legislação, em 2021, e destaca o cenário positivo para que novos investidores estrangeiros apareçam. Um dos casos citados é o da BlueCo, empresa que é proprietária do Chelsea e que teria o Santos como o principal candidato a ser adquirido pelo grupo.
John Textor é a figura central da matéria, mostrando como o empresário norte-americano provocou uma verdadeira revolução no Botafogo, levando o clube a ser protagonista no país em pouquíssimo tempo.
– Foi uma oportunidade de fazer parte da transformação do futebol brasileiro e da profissionalização dele. Era um clube lendário — na verdade, o maior clube da história do Brasil — que passou por momentos difíceis e não ganhou nada em muitos, muitos anos. Foi uma grande oportunidade de crescimento – afirmou Textor sobre o sucesso do Glorioso, contando um pouco como foram seus primeiros passos:
– Tudo sobre o Botafogo desde o início foi como uma startup. Tínhamos poucos funcionários. Tivemos que construir uma empresa totalmente nova, um estafe totalmente novo, treinadores, jogadores e, portanto, há esse nível de entusiasmo, confiança e lealdade que você tem em uma startup. Você não precisa conquistar ninguém. Você não precisa convencer as pessoas a abandonarem suas velhas maneiras de fazer as coisas. Sou um pensador muito pouco convencional e, portanto, minhas abordagens foram abraçadas, e não rejeitadas. É muito diferente começar um clube do que comprar um clube e tentar transformá-lo.

A matéria também traz declarações de Bruno D’Ancona, sócio-diretor da Treecorp, empresa que controla o Coritiba.
– A estratégia dele [Textor] é diferente da nossa, mas é um resultado encorajador. Há um grupo de investidores que ficará animado com o que Textor conseguiu fazer – afirma D’Ancona.
O “NY Times” afirma que, “depois da temporada surpreendente que o Botafogo teve, Textor é visto por muitos no Brasil como um símbolo de tudo que pode dar certo quando um investidor de fora entra.
” A reportagem cita também desafios, como a divisão do futebol brasileiro em duas ligas distintas, mas encerra com uma espécie de convite de John Textor a outros investidores estrangeiros.
– Eu diria para pular, a água está boa. Venham se juntar a nós. Isso mudará sua vida e mudará seu negócio. Basta vir ao Brasil e você verá – aconselhou o boss.
Fonte: Redação FogãoNET e The Athl

Descrição Jornalista
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 260 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 210 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 210 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 205 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 205 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 199 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 193 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 176 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 172 visualizações