Indústria 14/11/2024 06:55
IMD participa do Programa de Revitalização da Indústria Nordestina
Serão discutidos temas como coleta e análise de dados, noções de Inteligência Artificial, utilização de software na Indústria 4.0 e gerenciamento de projetos e sustentabilidade.
Para apoiar a transformação digital das indústrias potiguares, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está executando a aplicação do Programa de Revitalização da Indústria Nordestina (NE 4.0) no Rio Grande do Norte.
iniciativa tem amplitude regional, é financiada pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e coordenada pela Universidade de Pernambuco (UPE).
Com foco no setor têxtil e de confecções, o projeto é dividido em quatro fases. A primeira delas, recém-finalizada, é a realização de um diagnóstico do nível atual de digitalização de empresas da área. Ao todo, 30 indústrias foram selecionadas e avaliadas nesse quesito.
A fase seguinte se constitui em uma capacitação para 100 funcionários ou gestores de indústrias do estado. A formação é organizada em módulos, com 100 horas de duração e é voltada a conceitos e práticas da Indústria 4.0.
Serão discutidos temas como coleta e análise de dados, noções de Inteligência Artificial, utilização de software na Indústria 4.0 e gerenciamento de projetos e sustentabilidade.
Essa segunda fase apresenta um desdobramento: a capacitação de 50 estudantes do Ensino Médio, que estejam fazendo os cursos técnicos do IMD, também na área de Indústria 4.0.
Ao final dessa formação, cinco desses estudantes devem ser selecionados para receber bolsas e apoiar projetos das indústrias acompanhadas.
Por fim, o programa é constituído por uma terceira fase, na qual 20 empresas serão apoiadas na criação de projetos em Indústria 4.0.
Nessa fase, elas vão receber o auxílio de um professor orientador e dos estudantes escolhidos na fase anterior, que atuarão como bolsistas de TI em cinco desses projetos.
Visita técnica
Como parte da execução do programa, o representante da Sudene junto à iniciativa, o economista Lautemyr Xavier Cavalcanti Canel, realizou uma visita técnica ao IMD na semana passada.
Ele acompanhou a finalização da primeira fase do projeto, tendo sido recebido pelo coordenador local, Anderson Cruz, e pelo professor Heitor Medeiros Florêncio, além do diretor do Metrópole Parque, Rodrigo Romão.
Durante o encontro, o visitante explorou as instalações do IMD, conhecendo desde sua infraestrutura, como o Data Center e o supercomputador, até a oferta de cursos do Instituto, incluindo pós-graduações, Bacharelado em TI e Cursos Técnicos.
O economista também foi apresentado a iniciativas voltadas ao empreendedorismo e à inovação, executadas por meio do Metrópole Parque e do Núcleo de Pesquisa e Inovação em TI (nPITI/IMD).
Além da visita ao IMD, Lautemyr Canel conheceu a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), uma das principais entidades parceiras do projeto, e também visitou duas empresas participantes.
Nessas visitas, ele pôde observar como o diagnóstico e as ações de capacitação estão sendo aplicados na prática.
“A visita técnica ao Instituto Metrópole Digital reforça nosso compromisso em promover a transformação digital no Nordeste, com ênfase na Indústria 4.0”, destacou Lautemyr Canel. “Acompanhamos de perto o andamento da primeira fase do programa, que envolve um diagnóstico essencial para entendermos o nível de maturidade digital das empresas e planejarmos capacitações que possam realmente contribuir para a revitalização da indústria. Estou satisfeito com os resultados até agora”, acrescentou ele.
Já o coordenador local do programa, o professor Anderson Cruz, ressaltou a importância da visita ao Instituto.
“Tivemos a oportunidade de mostrar o que o IMD já fez e pode fazer, e sua capacidade de ser uma boa coordenação para o pólo local do programa que está sendo executado”, afirmou ele.
Financiado pela Sudene, o Programa de Revitalização da Indústria Nordestina (NE 4.0) conta ainda com o apoio da Fiern e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Deu no Portal da UFRN
Descrição Jornalista
STF pagou R$ 4,4 milhões para empresa citada na “farra do INSS”
15/09/2025 11:09
Presidente da CPMI quer ‘Careca’ expondo crime organizado no INSS
15/09/2025 10:20
Como Alexandre de Moraes se tornou tão poderoso
01/09/2025 16:13 217 visualizações
A reação em cadeia que virá com julgamento de Bolsonaro
03/09/2025 09:37 189 visualizações
Filho de Lewandowski advoga para empresa ligada ao PCC, alvo da Polícia Federal, MPSP e Receita
02/09/2025 09:35 182 visualizações
RN dispara arrecadação em 368% com extração de ouro
05/09/2025 10:55 165 visualizações
CGU abre processo contra 41 associações e empresas envolvidas no esquema do INSS; veja quais
02/09/2025 15:56 140 visualizações
Sono Meu #7 | Zolpidem: saiba como a pílula do sono pode virar pesadelo
02/09/2025 06:34 140 visualizações
Reforma Administrativa será duradoura e manterá estabilidade de servidores, diz relator
04/09/2025 06:27 126 visualizações
Padre Marcelo Rossi celebra cura da depressão e inspira seguidores no Instagram; ‘coragem’
06/09/2025 11:34 120 visualizações
Veja como foi o primeiro dia do julgamento de Bolsonaro no STF
03/09/2025 08:44 114 visualizações