Guerras 17/10/2024 13:43
Submarino da 2ª Guerra que afundou com 64 tripulantes é achado 81 anos depois
Descoberta dos escombros da embarcação HMS Trooper mostram que o veículo subaquático foi destruído por minas explosivas na região do mar Egeu; veja vídeo

Caçadores de naufrágios da Grécia descobriram sob as águas do mar Egeu os destroços de um submarino britânico que afundou durante a Segunda Guerra Mundial.
O HMS Trooper (também designado N91) desapareceu após uma missão secreta no início de outubro de 1943.
Quando a comunicação com a embarcação foi interrompida e o submarino não chegou ao seu destino, todos os seus 64 tripulantes foram dados como mortos. Eles possivelmente foram vítimas de um ataque das forças alemãs.
Kostas Thoctarides, fundador da Planet Blue, empresa que liderou as buscas pelo submarino, conta, em publicação no Facebook, que o submarino teve os seus destroços localizados no último dia 3 de outubro. HMS Trooper se encontra em águas territoriais internacionais, ao norte da ilha de Donoussa, em uma região conhecida como mar Icário.
“O mar Icariano é um dos mais difíceis de se navegar. Ele é assolado por ventos fortes, grandes ondas e rápidas correntes subaquáticas”, descreve Thoctarides ao site Live Science.
“Apesar dos desafios, nossa persistência na pesquisa valeu a pena quando finalmente encontramos o naufrágio”. Assista ao vídeo da descoberta:
Descobrir a posição exata do veículo subaquático foi uma tarefa árdua. Os pesquisadores estudaram os limitados registros da época e usaram um sonar de bordo para criar um mapa detalhado do fundo do mar pela reflexão de pulsos sonoros.
Além disso, a equipe contou com um veículo operado remotamente (ROV), chamado “Super Achille”.
Mesmo com todos esses instrumentos, a descoberta dos destroços só ocorreu na 15ª expedição de busca. Os restos da embarcação, gravemente danificados, foram identificados a partir de planos originais de construção do veículo.
No assoalho marítimo, o submarino se encontra dividido em três seções distintas: proa, meio-navio e popa.
“Essa divisão sugere que a embarcação naufragou de forma muito violenta e rápida, possivelmente devido a uma explosão de mina alemã. Os registros que temos acesso hoje apontam para o fato que cinco campos minados foram instalados na região pelo Eixo [Alemanha, a Itália e o Japão] por volta de setembro de 1943”, explica Thoctarides.
O HMS Trooper foi um submarino classe T da Marinha Real, lançado em março de 1942. De acordo com o jornal The Sun, sua primeira missão foi a Operação Principal, na qual usou torpedos humanos para afundar navios italianos no porto de Palermo. Passou a maior parte de sua carreira no mar Mediterrâneo.
Durante a Guerra, após a capitulação da Itália em 8 de setembro de 1943, os alemães estavam determinados a tomar o controle do Dodecaneso dos italianos e não estavam dispostos a permitir a presença de tropas dos Aliados nas ilhas do mar Egeu.
No final de setembro, os britânicos foram informados sobre a reunião de embarcações de desembarque alemãs nos portos de Pireu e Creta e o carregamento de tropas e suprimentos, supostamente destinados ao Dodecaneso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_fde5cd494fb04473a83fa5fd57ad4542/internal_photos/bs/2024/J/A/UbRxyzQVqRno8xNzvt5g/462188571-10221312798929998-1218489644657097234-n.jpg)
Dessa forma, o HMS Trooper partiu de Beirute em sua oitava patrulha de guerra no dia 26 de setembro e recebeu ordens de seguir para o Egeu e desembarcar três agentes secretos, bem como uma carga valiosa em Kalamos, em Evia.
As missões foram bem-sucedidas, no entanto, no retorno para Beirute, o submarino, bem como seus tripulantes, sumiram.
“A única informação conhecida anteriormente era que se acreditava que o submarino havia sido minerado no Mediterrâneo Oriental em 1943 durante a Segunda Guerra Mundial”, destaca George Malcolmson, ex-arquivista do Museu de Submarinos da Marinha Real. “Por isso estou muito satisfeito em saber que esse mistério de 81 anos sobre o paradeiro do submarino britânico HMS Trooper foi finalmente resolvido”.
Durante toda a missão de localização e registro do achado, tomou-se o cuidado de não causar perturbações nos destroços, uma vez que ele também serve como túmulo dos 64 membros da tripulação. Durante décadas, os familiares desses soldados precisaram lidar com o luto sem ter sequer um corpo para velar.
Por isso, a descoberta também representa encerramentos simbólicos. “Estou ciente há muitos anos do esforço árduo para encontrar o submarino e agora estou muito satisfeito e animado que isso tenha sido recompensado”, afirma o capitão Richard Wraith, filho do tenente John Wraith, que comandava o HMS Trooper.
“Espero que os familiares daqueles que se perderam com meu pai possam fazer desta descoberta um ponto focal para ajudar a enterrar quaisquer memórias de seus entes queridos”, finalizou.

Descrição Jornalista
Atuações do Botafogo contra o Remo: acéfalo e invertebrado
29/10/2026 09:04
‘Estamos elaborando mandado de segurança para adiar eleições’, afirma Augusto Cury
02/10/2026 16:26 388 visualizações
Ministério dos Transportes prepara licitação para duplicar três novos trechos da BR-304
04/10/2026 04:44 357 visualizações
📊 Pesquisa Datafolha para presidente e governadores de SP, RJ, MG, PE e DF
02/10/2026 05:38 340 visualizações
Josimey Costa apresenta ‘Quase conto’ – a literatura que se lê com os olhos
01/10/2026 16:45 305 visualizações
Allyson Bezerra (União) diz que vai ‘juntar as forças’ após avançar ao 2º turno no RN
05/10/2026 05:12 303 visualizações
10/10/2026 04:54 265 visualizações
Mais de 12 mil agentes: SESED define esquema de segurança para as Eleições 2026 no RN
01/10/2026 15:14 249 visualizações
📊 Quaest divulga pesquisa presidencial do 2º turno
15/10/2026 05:02 247 visualizações
‘Cala a boca, Janja’, diz mãe de Nikolas, ‘mexeu com o piá errado’ de 3,1 milhões de votos
05/10/2026 06:52 228 visualizações
Caviar, trufas e vinhos raros: o almoço VIP de Vorcaro para Moraes que durou quatro horas
01/10/2026 18:14 227 visualizações