Eleições 16/10/2024 11:39
OEA constata ações de crime organizado nas eleições municipais
Documento menciona desde coação de eleitores até restrição à mobilidade em suas áreas de controle e entrada de recursos do tráfico nas campanhas

O relatório preliminar da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) apontou ações do crime organizado nas eleições municipais brasileiras deste ano.
Os 15 observadores de nove nacionalidades que estiveram no país incluíram no documento com 26 páginas que foram relatadas a eles durante o período em que estiveram no Brasil ações de grupos criminosos tanto para coagir eleitores e restringir a mobilidade de candidaturas em suas áreas de controle, como a entrada de recursos financeiros do tráfico de drogas nas campanhas eleitorais.
“A missão também observou a preocupação crescente de vários atores com quem se reuniu para discutir o risco de o crime organizado entrar no âmbito político”, diz o documento.
“Com relação a isso, eles manifestaram o receio da ação de grupos criminosos de impor restrições de mobilidade nas áreas sob seu controle, afetando as candidaturas locais, bem como exercer coerção sobre as e os eleitores de algumas comunidades para influenciar o voto”, continua.
Na sequência, afirma que “além do exposto acima, expressaram sua preocupação com a entrada de fundos ilícitos, especialmente provenientes do tráfico de drogas, nas eleições”.
O relatório constatou ainda a escalada da violência política nas eleições, dizendo que os “observatórios de violência política de organizações acadêmicas e da sociedade civil registraram de janeiro a 1º de outubro de 2024 um total de 469 atos de violência contra políticos, o que representa um aumento de 58,9% em relação aos 295 eventos registrados no mesmo período em 2020”.
O documento aponta ainda que “além disso, enquanto nas eleições de 2020 houve um caso de violência política a cada 7 dias, nestas eleições foi registrado um incidente a cada 1,5 dia”.
No dia 3 de outubro, a CNN revelou um estudo inédito da UniRio com dados que mostravam o crescimento da violência política no país.
A OEA mencionou no documento as agressões ocorridas durante debates nas eleições em São Paulo. Em um deles, o candidato José Luiz Datena (PSDB) deu uma cadeirada em Pablo Marçal (PRTB). Em outro, um assessor de Marçal agrediu o marqueteiro de Ricardo Nunes (MDB), Duda Lima.
“Por fim, observou-se que, em São Paulo, foram registrados eventos violentos durante os debates para prefeito entre os candidatos e suas equipes de trabalho que levaram a agressões físicas, inclusive durante transmissões ao vivo. A Missão lamenta esses acontecimentos que prejudicam o necessário debate de ideias e propostas e não refletem o civismo com o qual a cidadania brasileira compareceu às urnas para votar”, afirmou.
Os observadores recomendaram melhorias para conter a escalada da violência política constatada nas eleições deste ano:
A CNN encaminhou as conclusões ao TSE e aguarda um posicionamento.
Deu em CNN

Descrição Jornalista
02/03/2026 06:21 279 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 249 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 245 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 242 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 226 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 223 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 219 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 197 visualizações
Inmet coloca 63 cidades em alerta vermelho de chuvas; há avisos para todo o RN
03/03/2026 07:56 193 visualizações
STF já admite em conversas reservadas que haverá impeachment em 2027
02/03/2026 13:55 175 visualizações