Governo do Estado 28/09/2024 13:16
Governo do RN reforça expansão da Uern com doação de imóvel para segunda sede em Assú
Projeto de lei apresentado à ALRN prevê a doação do imóvel para a ampliação dos cursos de graduação e pós-graduação

Na celebração dos 56 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), nesta sexta-feira (27) em Mossoró, a governadora Fátima Bezerra anunciou a doação de um terreno localizado no município de Assú para o fortalecimento do campus da Uern na região, onde será instalada a segunda sede da Universidade na cidade.
Segundo a governadora, em sua qualidade de chanceler da Instituição de ensino, o projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte prevê a doação do imóvel para a ampliação dos cursos de graduação e pós-graduação, além de atividades de formação de professores e desenvolvimento de projetos tecnológicos e de pesquisa.
O documento destaca a necessidade de novos espaços físicos para atender às demandas dos cursos de Ciências Econômicas, Geografia, História, Letras e Pedagogia, assim como para os programas de mestrado e de preparação formativa de professores da educação básica.
Durante a solenidade, a governadora ressaltou a importância da Uern como uma peça chave no desenvolvimento regional e na promoção do ensino superior público de qualidade.
“É um farol a nos iluminar, na defesa da liberdade, da democracia e da cidadania”, disse.
A criação de uma segunda sede em Assú integra uma série de ações do governo estadual para fortalecer e expandir a presença da Uern em todas as regiões do estado, promovendo o acesso ao ensino superior e incentivando o desenvolvimento local por meio da educação.
O fortalecimento do campus de Assú é visto como um passo essencial para a consolidação da Universidade como um vetor de desenvolvimento social e econômico.
Com a aprovação esperada na Assembleia Legislativa, a expectativa é de que a nova sede da Uern em Assú possa, em breve, iniciar as obras de expansão e readequação do espaço, oferecendo melhores condições para alunos, professores e a comunidade acadêmica.
A governadora encerrou o discurso com um desejo de crescimento contínuo para a Uern: “Que venham muitos anos de crescimento e de vitória para a querida Uern.”
Solenidade de aniversário
Representantes da comunidade acadêmica, autoridades, homenageados, ex-reitores e da sociedade em geral foram recepcionados com o vídeo institucional “Saber que acolhe”, que contou com um poema do técnico-administrativo Ricardo Morais, e mostrou um pouco do que é a Uern e do seu poder transformador na vida de milhares de pessoas.
Em seguida, foi executado o hino nacional, interpretado pelo sanfoneiro Cláudio Araújo e a atriz e cantora Tony Silva.
Na ocasião, foi lançada a edição especial da revista comemorativa aos 56 anos da Uern. A publicação traz registros da história da Universidade, do seu processo de expansão pelo interior e das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos seis campi da Instituição.
Também houve homenagem póstuma prestada a Padre Sátiro Cavalcante Dantas, que faleceu em novembro do ano passado.
Com um legado que transcende a presença física, Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, ex-reitor da Uern, educador, sacerdote, foi um dos responsáveis pelo processo de estadualização da Uern e grande defensor da educação.
Durante a Assembleia, também foram homenageadas personalidades com relevantes serviços prestados à Universidade e à Educação, com a concessão de títulos honoríficos e a entrega da Medalha da Abolição, concedida pela Uern e Prefeitura de Mossoró.
Os títulos honoríficos foram entregues às seguintes personalidades: título de Doutor Honoris Causa concedido a Dorgival Dantas; Diploma de Mérito Administrativo entregue à servidora Mirthys Vidal; Título de Professor Emérito para a professora Marlúcia Cabral; e o título de Professor Honoris Causa foi concedido ao indígena Luiz Katu.
Já as medalhas da Abolição foram entregues ao ex-reitor Pedro Fernandes, reitoria entre 2013 a 2021; professor Laplace Rosado Coelho (in memoriam), reitor da Uern na década de 1980; e a Maria Zelândia da Silva, diretora administrativa do Colégio Sagrado Coração de Maria.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Fim de uma era: redes sociais já são a principal fonte de notícias
16/06/2026 17:30
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 226 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 182 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 178 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 177 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 177 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 175 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 152 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 150 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 150 visualizações