Indústria 11/07/2024 14:17
FIERN firma acordo de cooperação técnica para fortalecimento da atividade industrial do Agreste Potiguar
As duas instituições firmaram um acordo de cooperação técnica, nesta quarta-feira (10), na Casa da Indústria.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) vai atuar junto ao Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (CIM AMLAP) no fortalecimento da atividade industrial na região.
As duas instituições firmaram um acordo de cooperação técnica, nesta quarta-feira (10), na Casa da Indústria.
Entre as ações previstas no acordo também está a troca de dados e informações entre as instituições para auxiliar a tomada de decisões.
A parceria é ancorada no Observatório da Indústria Mais RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN, mas também prevê ações conjuntas às quatro casas do Sistema Indústria — FIERN, SENAI, SESI e IEL.
Para o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, a parceria representa um momento promissor para ambas as partes.
“Temos uma agenda mútua de interesses, que passa pela preparação dos municípios para o momento pós Reforma Tributária, quando vão encerrar benefícios fiscais e passarão a valer os potenciais produtivos de cada região”, afirma.

“Esse acordo aproxima os municípios ao Sistema FIERN, que poderá colaborar com o fortalecimento da atividade industrial nessas cidades a partir do mapeamento dos potenciais de cada região e um trabalho de inteligência de negócio dentro do Observatório da Indústria, além de buscar caminhos para facilitar o licenciamento de novos empreendimentos nos municípios e oferecer o portfólio de produtos e serviços do SESI, SENAI e IEL”, acrescenta Serquiz.
Já o presidente do CIM AMLAP e prefeito de São Tomé, Anteomar Pereira, considera que a cooperação vai trazer grandes avanços para os municípios consorciados.
“Essa parceria com certeza trará bons frutos para os gestores e para a sociedade dos municípios. A FIERN poderá dar uma contribuição muito grande com todo o trabalho que ela realiza”, comenta Babá.

Composto por 35 municípios consorciados, o CIM AMLAP tem como objetivo a união dos municípios para o desenvolvimento regional, visando a articulação, integração e o fortalecimento de ações compartilhadas e parcerias institucionais, captação de recursos financeiros para investimentos, otimização, racionalização e transparência na aplicação dos recursos públicos.
A Federação das Indústrias do RN trabalha frequentemente com o firmamento de ACTs com diversas instituições do estado para o intercâmbio de dados e informações estratégicas.
Os documentos são uma forma de proteger e garantir que as informações se mantenham íntegras e resguardadas.
Entre os parceiros com acordos em andamento estão universidades, prefeituras, instituições financeiras e secretaria e órgãos ligados aos governos Estadual e Federal.
Também participaram do encontro os prefeitos de Lajes Pintadas, Luciano Cunha, de Bom Jesus, Clécio Azevedo, e de Georgino Avelino, Antônio Freire; o superintendente Jurídico Corporativo da FIERN, Sérgio Freire; a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias;
os superintendentes do SESI-RN, Juliano Martins, e do IEL-RN, Juan Saavedra; o diretor de Operações do SENAI-RN, Klebet Carvalho;
o gerente corporativo de Mercado do Sistema FIERN, Manoel Ribeiro; o gerente do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque; e os assessores jurídicos do CIM AMLAP, Raquel Teixeira e Danilo Araújo.
Deu no Portal da Fiern

Descrição Jornalista
Como a inteligência artificial já consegue ler pensamentos
23/03/2026 19:30
Mendonça manda leiloar carros de luxo ligados ao Careca do INSS
23/03/2026 17:18
02/03/2026 06:21 255 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 224 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 218 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 206 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 204 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 196 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 196 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 179 visualizações
Inmet coloca 63 cidades em alerta vermelho de chuvas; há avisos para todo o RN
03/03/2026 07:56 175 visualizações
STF já admite em conversas reservadas que haverá impeachment em 2027
02/03/2026 13:55 160 visualizações