Terra 24/06/2024 14:08
Conheça Dallol, o lugar mais quente e inóspito do mundo
Também conhecido como "porta de entrada para o inferno" e "terra da morte", Dallol, na Etiópia, é considerado o local mais quente da Terra.

Também conhecido como “porta de entrada para o inferno” e “terra da morte”, Dallol, na Etiópia, é considerado o local mais quente da Terra.
As médias de temperatura da cidade vão muito além dos já altos 35 °C do nordeste brasileiro, por exemplo; podendo atingir os 47 °C no verão, e por isso também é considerado inóspito.
Por outro lado, mesmo suas características mais perigosas não escondem a exuberância de suas paisagens.

A região está cercada pelo deserto de Danakil, que fica a cerca de 120 metros abaixo do nível do mar. Por lá, as cores que se destacam no horizonte revelam algumas das particularidades presentes no solo.
De primeira, as cores vibrantes do deserto são o que chamam a atenção: tons terrosos e amarelados revelam parte dos processos ocorridos nessa região há milhares de anos.
No passado, muito material vulcânico foi expelido em Dallol, e há pontos que podem atingir os 60 °C, o que explica hoje a presença de fontes termais em que as águas borbulham.
Essas temperaturas mais elevadas, inclusive, fazem com que sal e minérios presentes na superfície acabem se dissolvendo de forma contínua e gradual.
Os tons terrosos ainda evidenciam a presença massiva de ferro e minerais na crosta, que é bastante fina.
Os campos de enxofre, por outro lado, deveriam ser o suficiente para manter as pessoas afastadas, mas, na verdade, acabam despertando ainda mais curiosidade. Ou seja, parece cenário de ficção científica, mas é incrivelmente real.

Apesar dos desafios, Dallol é destaque na extração de sal. Isso porque, desde tempos mais remotos, o chamado “ouro branco” chegou a ser usado como moeda na Etiópia, sendo uma prática que perdurou até meados do século XX.
Hoje, muitas das minas foram abandonadas, mas ainda assim, há quem se aventure nessa prática.
Politicamente falando, Dallol também está relativamente próxima de conflitos locais, como os travados entre a Etiópia e a Eritreia, mas ainda assim, há turistas curiosos para conhecer o local.
Fato é que, apesar dos seus pontos negativos, trata-se de uma paisagem natural e rara, que também ajuda a trazer destaque para o continente africano.

Descrição Jornalista
02/05/2026 08:15 98 visualizações
Os fantasmas que rondaram Messias, e inquietam integrantes dos Três Poderes
01/05/2026 12:33 97 visualizações
Operação Zero Álcool registra 240 prisões por embriaguez ao volante no primeiro quadrimestre de 2026
02/05/2026 04:39 92 visualizações
Fecomércio realizará no dia 15 de maio, às 13h, no Teatro Riachuelo, o Innovation Day
02/05/2026 05:54 83 visualizações
02/05/2026 09:17 81 visualizações
EUA anunciam retirada de 5 mil soldados da Alemanha
02/05/2026 06:24 79 visualizações
Festival da Mãe Potiguar 2026 acontece neste sábado (02) na Arena das Dunas
02/05/2026 05:12 73 visualizações
Paulinho da Força rompe com Lula e dispara: ‘Governa para quem o visitava na cadeia’
03/05/2026 06:58 70 visualizações
Flávio Bolsonaro nega acordo para trocar CPI do Master por dosimetria
02/05/2026 07:16 69 visualizações
Se for convidado para ir a casa de alguém, nunca faça estas 6 coisas
02/05/2026 15:11 65 visualizações