Produção industrial potiguar modera crescimento em abril - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Indústria 24/05/2024 20:45

Produção industrial potiguar modera crescimento em abril

Destaque-se que este é o segundo mês consecutivo em que os empresários potiguares apontam expansão da produção frente ao mês anterior.

A Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN em parceria com a CNI, mostra que a produção do conjunto da indústria potiguar registrou novo aumento em abril de 2024, conforme indicador de 51,9 pontos, embora mais moderado do que no levantamento de março, quando atingiu 56,5 pontos.

Destaque-se que este é o segundo mês consecutivo em que os empresários potiguares apontam expansão da produção frente ao mês anterior.

No mesmo sentido, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) aumentou um ponto percentual, para 76%.

O emprego industrial também registrou crescimento – o quarto seguido. Já os estoques de produtos finais caíram na comparação com março, e ficaram abaixo do nível planejado pelo conjunto da indústria.

Em maio de 2024, as expectativas dos empresários potiguares seguem otimistas, sendo esperada ampliação da demanda, das compras de matérias-primas, do número de empregados e das exportações nos próximos seis meses. Entretanto, a intenção de investimento voltou a cair.

Quando comparados os dois portes de empresa pesquisados, observam-se, em alguns aspectos,comportamentos divergentes, e que sugerem maior dificuldade das indústrias de menor porte commenos de 50 empregados na atual conjuntura.

As pequenas indústrias apontaram queda naprodução e no número de empregados; estabilidade nos estoques de produtos finais;

e preveem redução na demanda, no número de empregados e nas compras de matérias-primas nos próximos seis meses.

Já as médias e grandes empresas assinalaram aumento na produção e no pessoal ocupado; queda nos estoques; e vislumbram crescimento na demanda, no emprego e nas compras de insumos nos próximos seis meses.

Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados divulgados em 23/05 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que os empresários nacionais apontaram estabilidade no número de empregados (indicador de 50,1 pontos) e reportaram que os estoques de produtos finais mantiveram-se inalterados (50,0 pontos) e de acordo com o planejado pelas empresas (50,0 pontos).

Deu no Portal da Fiern

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista