Idosos 05/07/2025 05:40

Campanha na UFRN reflete sobre violência praticada contra pessoa idosa

Um mês dedicado a discussões sobre as diferentes violências invisíveis praticadas contra a população idosa.A campanha Junho Violeta, promovida pelo projeto de extensão Promoção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 16 (ODS 16), do Instituto do Envelhecer (IEN) da UFRN, foi encerrada na última segunda-feira, dia 30, no evento do Programa Vida com Maturidade, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).Na ocasião, foram distribuídas tirinhas educativas com a temática Entre gerações: respeito que se aprende, cuidado que se constrói.O Junho Violeta foi realizado com o intuito de enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. Os dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) apontam um alarmante crescimento no número de casos de violência contra idosos nos primeiros meses deste ano no país, com aumento de 38%, representando mais de 65 mil denúncias registradas.

Diante desse quadro, o Governo Federal publicou a Portaria nº 938/2025, que estabelece prioridade às denúncias de violência contra idosos nos canais de atendimento da ONDH e criou o formulário para registro de violação de direitos da pessoa idosa.

Sobre a campanha desenvolvida pelo IEN, o material gráfico distribuído nas ações em todo o mês de junho evidenciou as diversas formas de violência invisível contra as pessoas idosas e reafirmou a importância da convivência intergeracional como pilar para um envelhecimento digno.

“A iniciativa buscou fortalecer o debate público sobre a violência e divulgar o Disque 100, canal gratuito e sigiloso, para denúncias de violações de direitos humanos, incluindo as cometidas contra a população idosa”, ressaltou a diretora do IEN, Donália Nobre.

A entrega da tirinha concluiu um mês de discussões sobre a temática da violência contra a pessoa idosa.

Ainda segundo Donália Nobre, o projeto de extensão, durante o mês, mostrou que agressões invisíveis, como interromper falas, desconsiderar opiniões, utilizar um tom de voz grosseiro, ignorar ou tratar a pessoa idosa como incapaz, também representam formas de desrespeito, ainda que não causem danos físicos.

“O IEN reafirma, assim, seu compromisso com a valorização da pessoa idosa e a construção de uma cultura de respeito intergeracional”, destaca ela.

A campanha buscou valorizar a convivência intergeracional. Foto: Eduardo Torres 

A campanha Junho Violeta se alinha ao ODS 16, Paz, Justiça e Instituições Eficazes, o qual visa promover sociedades pacíficas, inclusivas e justas, a partir do combate à violência e do fortalecimento de instituições comprometidas com os direitos humanos.

Dessa forma, a campanha busca sensibilizar acerca do enfrentamento de questões como o etarismo, além de valorizar a convivência intergeracional como fundamento para uma sociedade mais alinhada à Agenda 2030.

Esta é composta por 17 ODS e 169 metas que trazem temas como saúde, educação, igualdade de gênero, água potável, cidades sustentáveis, entre outros.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista