Futebol 01/07/2025 11:15

Jornalista revela reação de Renato Paiva ao ser demitido pelo Botafogo

A demissão de Renato Paiva, anunciada pelo Botafogo nas primeiras horas desta segunda-feira (30), não surpreendeu apenas aos torcedores alvinegros.

De acordo com o jornalista Paulo Vinícius Coelho, do “UOL”, o próprio treinador português ficou “chocado” ao ser desligado pela diretoria do clube.

“A reação do Renato Paiva ao saber que estava demitido pelo Botafogo foi, em uma palavra, chocado. Conversei com ele na noite de domingo, logo depois, e eu também fiquei chocado com a decisão. Por que chocado? “Ah, porque o Botafogo foi muito mal contra o Palmeiras, apenas se defendeu”. Cara, faz 10 dias que pela primeira vez em 13 anos, um time do Brasil ganhou de um time campeão europeu. E quem era o herói há 10 dias? Renato Paiva e o time do Botafogo. Se ele teve mérito contra o Paris Saint-Germain, se ele passou no grupo mais difícil do Mundial, avançou para as oitavas de final, é uma derrota na prorrogação que provoca a queda como se ele fosse um débil mental completo?”, questionou PVC no “UOL”.

Na sequência, PVC classificou a demissão como “absoluta falta de respeito”, e relembrou a campanha do Botafogo no “grupo da morte” do Mundial de Clubes.

“Absoluta falta de respeito. Mesmo que a torcida apoie a decisão, demonstra pura falta de respeito por um profissional que se preparou para ganhar e ganhou do último campeão da Europa. O PSG meteu 4×0 no Atlético de Madrid, meteu 4×0 no time do Messi, perdeu para o Botafogo por 1×0. E é por essas e outras que a gente não tem que ficar mais pensando que o futebol brasileiro precisa de um dirigente estrangeiro, de um jornalista estrangeiro, de um técnico mesmo. Renato Paiva é português e foi tratado com absoluta falta de respeito por um clube que não tem um dirigente brasileiro. Isso não se chama cultura do futebol brasileiro, isso se chama analfabetismo, desrespeito”, concluiu.

Em busca do “Botafogo Way”

Como nas demais vezes que esteve atrás de técnicos no mercado, o discurso no Botafogo é de busca por um profissional capaz de por em prática o “Botafogo Way”.

Este é o desejo de John Textor, que entende que a equipe deve ser “protagonista” em campo e preza por um futebol ofensivo.

Depois da participação no Mundial de Clubes, o próximo compromisso do Glorioso será no dia 12 ou 13 de julho, contra o Vasco, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

São cerca de duas semanas para a diretoria acertar a contratação e o novo treinador iniciar o trabalho junto ao elenco alvinegro no Rio de Janeiro.

A passagem de Renato Paiva

Renato Paiva chegou ao Botafogo em fevereiro, após o clube passar 54 dias sem técnico após a saída de Artur Jorge. Neste período, o time foi comandado interinamente por Fábio Matias, Carlos Leiria e Cláudio Caçapa, e amargou os vices da Supercopa do Brasil, da Recopa Sul-Americana e a queda precoce no Carioca.

O Palmeiras terminou por ser o adversário da estreia – empate sem gols pelo Brasileirão – e da última partida – derrota no Mundial de Clubes – sob comando de Renato Paiva.

Ao todo, foram 23 partidas, com 12 vitórias, três empates e oito derrotas, com 29 gols pró e 16 gols contra. Sob comando de Paiva, o time conquistou a classificação para as oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil, e está na oitava posição da Série A do Campeonato Brasileiro, com 18 pontos em 11 jogos.

Deu em MSN

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista