Cidades 16/04/2024 09:37

PPP possibilita pintura de fachadas de 13 prédios históricos em Natal

A recuperação das fachadas foi iniciada e tem previsão de ser concluída até o fim do primeiro semestre de 2024.

O ano de 2023 foi o ano do pontapé inicial para as obras de revitalização do Centro Histórico de Natal. Com revitalizações nos bairros da Ribeira e Cidade Alta, parte dos projetos para a reestruturação do bairro foi a recuperação e pintura das fachadas de prédios históricos na Ribeira, sendo recuperadas até o presente momento as fachadas dos prédios dos órgãos da Datanorte e Cadastro Único, localizados próximo à Praça Augusto Severo.

No total, 13 prédios históricos localizados no entorno da Praça Augusto Severo serão revitalizados nesta ação da prefeitura, se estendendo do prédio da JUCERN (Junta Comercial do Estado do RN) até a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), incluídos os antigos edifícios Mossoró e Paris, já tendo acontecidos as recuperações dos prédios da Datanorte e Cadastro Único.

A recuperação das fachadas foi iniciada e tem previsão de ser concluída até o fim do primeiro semestre de 2024.

Iniciadas em 2021, a descontinuidade das pinturas causou transtorno aos moradores. Como é o caso de Jerry Oliveira, morador da Ribeira há 24 anos, Jerry mora em uma das casas do entorno da Praça Augusto Severo que desde 2021 estão para terem suas fachadas recuperadas pela prefeitura.

“Em 2021 eles não concluíram as pinturas, e agora em 2024 estão pintando parcialmente, deixando maior parte das fachadas sem receber a pintura”, disse o morador.

A pintura foi iniciada como parte da parceria público-privada entre a Prefeitura de Natal e a empresa Super Cola Natal, que se responsabilizou por doar as tintas necessárias para as pinturas e revitalização das fachadas dos prédios históricos próximos a Praça Augusto Severo.

As parcerias entre a prefeitura e empresas privadas são incentivadas pela Secretária Executiva de Concessões e PPPs, Danielle Mafra, que destaca a importância da migração de empresas para o Centro Histórico da capital potiguar.

“O primeiro olhar que os empresários têm que ter é de ser disruptivo mesmo e ocupar a Ribeira, para aumentar o movimento de pessoas no bairro”, disse a Secretária, apontando também a importância das instalações empresariais no bairro para que haja o aumento subsequente de comércios como restaurantes e bares.

A coparticipação de empresas privadas nas revitalizações de fachadas é uma ação incentivada pela Secretária à frente da pasta responsável pelo serviço no município.

Para mais informações sobre as parcerias deve ser feito o contato em danielle.mafra@natal.rn.gov.br.

Como parte das obras do Centro Histórico de Natal, já foi concluída a requalificação do Beco da Lama, na Cidade Alta, mesmo bairro em que foi realizada a reestruturação elétrica da Rua João Pessoa para a área subterrânea da rua.

No bairro da Ribeira, também acontecerão as reformas na Avenida do Contorno e Pedra do Rosário, ambas iniciadas em 2024. Fazem parte do projeto de revitalização do Centro Histórico as obras na Av. Ulisses Caldas, Largo da Junqueira Alves, Av. Tavares de Lira, Av. Duque de Caxias, e a Praça Augusto Severo.

As obras fazem parte do projeto de valorização e modernização do Centro Histórico de Natal.

Deu em Tribuna do Norte

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista