Governo do Estado 16/04/2024 13:48

Inauguração de Núcleo de Inovação e Tecnologia marca novo capítulo para a educação do RN

Equipada com estúdio de vídeo e de conteúdo digital, núcleo de produção funciona como laboratório para a elaboração produtos educacionais

A governadora Fátima Bezerra inaugurou nesta segunda-feira (15), em Natal, o primeiro Núcleo de Inovação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) de todo o país. A estrutura, equipada com moderno estúdio de vídeo, funciona como laboratório para a criação de conteúdos educacionais.

O material produzido vai beneficiar estudantes e professores de toda a rede estadual de ensino.

Executado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), através da Coordenadoria de Inovação em Tecnologias Educacionais (COINTE), o projeto prevê a execução de práticas de ensino híbridas que combinam modalidades presenciais e online.

O principal objetivo é melhorar a qualidade do ensino em todos os municípios potiguares.

Segundo a governadora Fátima Bezerra, o Rio Grande do Norte terá ainda núcleos de inovação em Caicó, Pau dos Ferros e Mossoró. As estruturas serão implantadas até o segundo semestre do ano.

Os laboratórios visam adaptar o sistema educacional e garantir que o conteúdo seja relevante e acessível para os estudantes da rede estadual.

Os núcleos de tecnologia são feitos em parceria com o Ministério da Educação. A rede estadual entra com a estrutura física e a força de trabalho, enquanto o Governo Federal foi o responsável pela aquisição de equipamentos, como câmeras, ilha de edição de imagens, sistema de luz e som, além de computadores.

“A nova tecnologia será utilizada especificamente no contexto educacional para potencializar o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. O impacto do uso dessas tecnologias é significativo, dada a ampla variedade e diversidade de conteúdos que serão produzidos e disseminados por meio da rede híbrida de educação, através dos nossos núcleos de inovação. Esses núcleos irão atuar para a distribuição de conteúdo nas 586 escolas da rede estadual”, comemorou a governadora.

Fátima lembrou, ainda, que a nova a tecnologia representa uma ferramenta valiosa para professores e alunos, integrando-se ao Programa Geração Conectada — que abrange a implantação de internet na rede estadual de educação e a distribuição de equipamentos.

“O programa prometeu e conseguiu conectar todas as escolas estaduais à internet de alta qualidade. Há um esforço contínuo para adaptar e melhorar a infraestrutura tecnológica conforme as necessidades da rede ensino”, complementou.

A secretária estadual de Educação, Socorro Batista, ressaltou que a Rede de Inovação para Educação Híbrida visa fornecer apoio técnico e infraestrutura necessários para promover e desenvolver a educação híbrida nas redes públicas de ensino.

No Rio Grande do Norte, o primeiro núcleo a ser iniciada operação é o de Natal. O laboratório de criação — com estúdio e espaço de produção dos conteúdos educacionais — está instalado nas dependências da Secretaria Estadual de Educação.

“O objetivo é colaborar com a recomposição das aprendizagens dos alunos por meio de uma estrutura que facilita o ensino híbrido. O ensino híbrido combina modalidades presencial e online, permitindo aulas mais eficientes. Com o auxílio desses estúdios, será possível ampliar o conhecimento dos alunos de maneira significativa”, frisou Socorro Batista.

Ainda segundo ela, a iniciativa inclui a criação do Observatório da Educação Híbrida, que fornecerá dados e indicadores essenciais para o acompanhamento e avaliação da eficácia da RIEH. Além disso, um repositório centralizará e organizará Materiais Educacionais Digitais (RED), facilitando o acesso e a reutilização de recursos educacionais.

Produção de conteúdo

A Coordenadoria de Inovação em Tecnologias Educacionais (COINTE) foi estabelecida para apoiar os professores da rede estadual na implementação de práticas inovadoras mediadas por tecnologias educacionais.

De acordo com Josenildo Souza, coordenador da COINTE, o núcleo é crucial para a adaptação ao novo modelo de ensino e para garantir que os educadores estejam equipados com as ferramentas necessárias para o sucesso de seus estudantes.

“O nosso compromisso é de apoiar e capacitar cada educador a incorporar essas novas práticas pedagógicas em sua rotina, assegurando que a transição para a educação inovadora seja não apenas suave, mas também profundamente enriquecedora. Estamos prontos para enfrentar os desafios e explorar as possibilidades infinitas que essa nova era educacional nos oferece”, destacou.

Ele destaca que o esforço coletivo entre o Governo do Rio Grande do Norte, o Ministério da Educação (MEC) e instituições de ensino superior, como a Universidade Federal de Alagoas, reflete um compromisso compartilhado com a transformação da educação pública.

Por meio da adoção de métodos de ensino, espera-se não apenas recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia, mas também preparar os estudantes, equipando-os com habilidades e conhecimentos necessários.

Rede de Inovação para Educação Híbrida

O Coordenador Nacional da Rede de Inovação para Educação Híbrida, o professor Ibsen Bittencourt, explica que o projeto foi desenvolvido após uma pesquisa iniciada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

O projeto foi submetido ao Ministério da Educação, que financiou a iniciativa agora disseminada por todo o Brasil.

Atualmente, existem 52 grupos de inovação educacional em formação por todo o país, e o Rio Grande do Norte é o primeiro estado a ter seu grupo oficializado pelo Ministério da Educação. O programa visa melhorar a educação e expandi-la para o interior do país, funcionando como uma rede que conecta diversos entes federativos.

“Essa rede pretende fornecer conteúdo de alta qualidade e promover a capacitação, qualificação e formação de professores. Uma entrevista será gravada com ela para detalhar mais sobre o projeto”, finalizou Bittencourt.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista