Emprego 15/04/2024 11:40

Ser humilde pode te ajudar a ter sucesso profissional, indica estudo

Entrevistas mostram que superiores que adotam um estilo de liderança humilde têm mais chance de ser promovidos, além de garantirem um ambiente de trabalho mais positivo

Rebatendo o estereótipo corporativo que exige individualidade e autopromoção, um novo estudo mostra que adotar uma postura humilde no ambiente de trabalho pode ajudar na alavancagem da carreira.

O estudo, que envolveu mais de 600 líderes de diversas áreas, demonstrou que a humildade na liderança traz benefícios para organizações inteiras, promovendo melhor desempenho e motivação da equipe.

Os resultados foram publicados em janeiro no periódico Human Resource Management.

“A sabedoria convencional diz que é preciso ser maquiavélico, autopromover-se e intimidar para chegar ao topo, mas a humildade também é um catalisador para o sucesso da liderança”, diz David Hekman, coautor do estudo, em comunicado.

Para chegar às conclusões, os pesquisadores realizaram entrevistas com 610 líderes de 18 setores e 21 cargos que participaram de um determinado programa de desenvolvimento de lideranças.

Os chefes então foram analisados em diferentes categorias por relações hierárquicas distintas: enquanto a humildade foi avaliada por pares, o comportamento de mentoria foi relatado por subordinados diretos. Já a capacidade de promoção foi avaliada pelos superiores hierárquicos.

Os resultados mostram que avaliações positivas em relação à humildade dos líderes geralmente implicam bons resultados em todas as outras analisadas. A mentoria informal foi destacada como uma das ferramentas mais importantes na carreira de um superior humilde.

“Isso garante status na organização porque transmitir habilidades, dicas e truques gera muito capital social”, diz Hekman. “E assim eles constroem essa rede de pessoas que acabam sendo um exército de pessoas muito talentosas, motivadas e confiantes, o que é imbatível.”

Contudo, ele alerta para alguns perigos que a humildade excessiva pode gerar, como o de assumir publicamente erros de forma recorrente. “Admitir erros ao disputar uma promoção entre cinco rivais pode parecer apresentar-se como um alvo fácil”, afirma Hekman.

Porém, esse cenário destaca a importância de cultivar uma rede de apoio através da aproximação e conexão com seus pares e subordinados, o especialista acrescenta.

A escolha por adotar uma personalidade narcisista pode trazer uma série de riscos para a carreira, inflamando possíveis concorrentes e criando inimizades. Ao adotar a humildade no ambiente de trabalho, o líder passará por um caminho mais tortuoso, porém igualmente recompensador.

Segundo os pesquisadores, existem algumas maneiras de promover a liderança humilde nas empresas, sendo elas: o reconhecimento e promoção da mentoria informal, incentivos a orientação cuidadosa em cargos superiores e a instituição de programas de treinamento.

Deu em Galileu
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista