Como era de se esperar, depois de lerem o comentário, todos os participantes sentiram mais raiva. No entanto, aqueles que jogaram fora ou destruíram o desabafo escrito tiveram os níveis de raiva reduzidos. Já aqueles que guardaram o documento apresentaram apenas uma leve redução do sentimento.

Esperávamos que nosso método suprimisse a raiva até certo ponto. No entanto, ficamos surpresos ao ver que a raiva foi eliminada quase totalmente.

Nobuyuki Kawai, autor da pesquisa, para o Medical Xpress.

Cultura japonesa

As descobertas sobre a técnica podem esclarecer a origem de uma antiga tradição cultural japonesa conhecida como “hakidashisara”. O festival é típico do santuário Hiyoshi em Kiyosu, na Província de Aichi, nos arredores de Nagoya, e acontece anualmente. Nele, as pessoas quebram pequenos discos representando coisas que as irritam.

Segundo Kawai, o ato de destruir um “papel do desabafo” pode ser útil em situações de grande estresse, como no trabalho. Então, quando tiver aquela vontade de soltar diferentes insultos de tanta raiva, independente do lugar ou momento, lembre-se do bloquinho de notas.

O estudo foi publicado no Scientific Reports.

Deu em Olhar Digital