Bancos 09/05/2024 10:02

Banco Central corta juros pela sétima vez seguida, e taxa Selic vai a 10,5% ao ano

Copom decidiu por redução de 0,25 ponto percentual, menor que a das últimas reuniões; patamar se iguala ao de janeiro de 2014

Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (8) reduzir a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, de 10,75% para 10,5% ao ano.

É o sétimo corte seguido, acompanhando a sequência de quedas iniciada em agosto de 2023.

O novo patamar da Selic se iguala ao de janeiro de 2014. A queda, no entanto, foi menor que a das reuniões anteriores, que reduziram 0,5 ponto percentual da taxa cada uma.

egundo o comunicado do órgão, a decisão se dá porque “o ambiente externo mostra-se mais adverso, em função da incerteza elevada e persistente referente ao início da flexibilização de política monetária nos Estados Unidos e à velocidade com que se observará a queda da inflação de forma sustentada em diversos países”.

“Os bancos centrais das principais economias permanecem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas em um ambiente marcado por pressões nos mercados de trabalho. O Comitê avalia que o cenário segue exigindo cautela por parte de países emergentes.”

Deu em R7

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista