Música 03/11/2023 08:03

The Beatles: nova música; ouça aqui

Uma composição perdida do icônico grupo musical The Beatles foi produzida e lançada com o auxílio de inteligência artificial (IA).

Em remixagem feita com ajuda de IA, Now And Them, composta por John Lennon em 1978, foi lançada oficialmente pelos Beatles hoje, 2 de novembro.

Uma composição perdida do icônico grupo musical The Beatles foi produzida e lançada com o auxílio de inteligência artificial (IA).

Com o título Now And Then, a canção foi lançada oficialmente pela banda nesta quinta-feira, 2 de novembro, e conta com os vocais de John Lennon, extraídos de uma gravação com a ajuda da IA, num trabalho de “arqueologia musical”.

Ouça a canção Now And Then, da banda The Beatles:

A história de Now And Then

  • No final dos anos 90, Yoko Ono, entregou uma fita cassete para os membros vivos (na época) dos Beatles: Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison. Lá estava “Now And Them”, gravada por John Lennon em 1978.
  • Na mesma fita cassete, estavam as músicas “Free as a Bird” e “Real Love”, que foram lançadas no álbum Anthology, e usaram a gravação de voz de John Lennon.
  • “Now And Then” ficou de fora do lançamento na época do álbum porque George Harrison, que morreu em 2001, não gostou da música, conforme revelou McCartney em uma entrevista à Q Magazine em 1997.
  • Na descrição da música, a banda fala da música, criada a partir da mítica demo de John Lennon, assassinado em 1980.
  • Apesar de os membros sobreviventes terem a demo em mãos com a voz de Lennon, era impossível extrair apenas os vocais da fita gravada nos anos 1970 com a tecnologia da época.
  • A última gravação de John, Paulo, George e Ringo só foi possível graças a um sistema de software desenvolvido por Peter Jackson e sua equipe, que foi usado na série documental Get Back, disponível no Disney+.
  • Com esta tecnologia baseada em IA, foi possível separar a voz de Lennon do piano presente na gravação.
  • Em uma entrevista BBC, Paul McCartney explicou que nada na música foi criado artificialmente. A IA foi apenas usada para separar a voz de Lennon da gravação e “torná-la pura”.

Como resultado, a gravação original pôde ser revivida e trabalhada novamente com contribuições de todos os quatro Beatles.

Essa notável história de arqueologia musical reflete a curiosidade criativa infinita dos Beatles e seu fascínio compartilhado pela tecnologia.

Ela marca a conclusão da última gravação que John, Paul, George e Ringo terão a oportunidade de fazer juntos e celebra o legado da banda mais importante e influente na história da música popular.

The Beatles, na descrição da música no YouTube

Deu em Olhar Digital

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista