O que é, de fato, o Native Land?Site mostra informações sobre povos indígenas
tradicionais do Brasil. (Fonte: Native Land/ Divulgação)
O projeto foi criado por Victor Temprano, um canadense especialista em web que cresceu no território do povo Okanagan, na Colúmbia Britânica. Ele sentiu a necessidade de criar uma ferramenta que fizesse com que pessoas não indígenas como ele se interessarem sobre história indígena, mas tudo de uma forma clara, fácil e interessante.
O resultado foi o Native Land, um mapa online interativo que aponta os territórios, as línguas e os tratados dos povos indígenas de vários países, com destaque para a grande quantidade de informações de países como Canadá, Estados Unidos, México e Austrália. Para a felicidade de nós brasileiros, por mais que não esteja completo, o mapa dispõe de muitas informações sobre os povos indígenas do nosso país.
E usar o site é bastante simples. Basta você digitar seu código postal ou o nome da sua cidade na barra de pesquisa e, em segundos, descobrirá em qual terra indígena você está pisando. Obviamente que o projeto não está pronto, já que depende de muita colaboração e pesquisa, porém é certamente um passo importante no entendimento da nossa identidade.
Em busca de conexão
A América do Sul está cheia de informações sobre seus povos originários. (Fonte: Native Land/ Divulgação)
Como se vê, o Native Land não é apenas um mapa, mas sim uma janela para um
passado cheio de complexidade do qual a história indígena, na maioria das vezes, foi apagada dos registros ou colocada de lado, como se fosse de menor importância. Assim, o projeto é um esforço para reconectar as pessoas com a terra e nossos ancestrais, para nos lembrar de que ambos são sagrados para todos.
A ONG por trás do projeto, a Native Land Digital, não apenas oferece um mapa, mas também recursos educacionais para ajudar professores a trazerem essa rica história para suas salas de aula. É sobre reconhecer e corrigir os erros da história. Eles não afirmam ter todas as respostas, mas estão comprometidos em aprender e crescer com as
comunidades indígenas.
Com o conhecimento que o projeto pretende apresentar, podemos cultivar um profundo respeito pelos povos indígenas — que sempre estiveram aqui — e celebrar a diversidade cultural que existia muito antes de construirmos fronteiras e muros.
Acesse o Native Land aqui.
Deu em Mega Curioso