Brasil 17/12/2022 11:06

Quase 8 em cada 10 brasileiros acreditam que 2023 será um ano melhor, diz pesquisa da Febraban

Por outro lado, os sentimentos são negativos para 23% dos respondentes.

Quase oito em cada dez brasileiros (76%) têm sentimentos positivos em relação ao próximo ano. Esperança, alegria e confiança são as principais repostas dos entrevistados ouvidos pela Federação Brasileira dos Bancos quanto às expectativas para 2023.

Por outro lado, os sentimentos são negativos para 23% dos respondentes.

O levantamento mostrou, ainda, que 74% da população crê na melhora de sua vida pessoal e familiar no novo ano e a maioria avalia que sua situação financeira já está se recuperando.

Em 2023, mais da metade dos brasileiros acreditam que estarão menos endividados.

“O Observatório Febraban mostra que a esperança é o principal sentimento em relação ao ano novo, sobretudo entre as mulheres. Também aponta perspectivas otimistas quanto à queda do desemprego, aumento do acesso ao crédito e do poder de compra, acompanhadas de uma atitude cautelosa em relação a taxa de juros e inflação/custo de vida”, avalia o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe.

Com relação às expectativas para o país, quase quatro em cada dez entrevistados consideram que a recuperação da economia já está em curso e mais da metade deles acreditam que o país estará melhor no próximo ano.

As expectativas sobre o novo governo são mais positivas que negativas: quase metade dos brasileiros prevê que a nova administração será ótima ou boa, embora o comportamento dos juros, do dólar e da bolsa de valores seja visto, entre outros, como eventual obstáculo que pode comprometer esse desempenho esperado.

Balanço de 2022

Uma outra pesquisa, também da Febraban, mostrou que a maioria dos brasileiros mostra satisfação com a vida.

Além disso, grande parte dos entrevistados avalia que houve melhora na área pessoal e familiar em 2022 em comparação com 2021. Já a saúde física e mental, as finanças, e o trabalho são avaliados na perspectiva de menores avanços.

O número de brasileiros que acredita que o Brasil melhorou em 2022 em relação a 2021 é um pouco maior do que aqueles que vêem uma piora. Segundo o levantamento, emprego e renda tiveram melhorias. Por outro lado, a área da saúde permanece no topo dos problemas.

As duas pesquisas foram realizadas entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro, com três mil pessoas, nas cinco regiões do País.

Deu em CNN

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista