Ciência 01/12/2022 08:10

Pesquisa avalia clima do Catar durante Copa do Mundo

Segundo o estudo, este foi o melhor momento do ano para a realização da Copa do Mundo no país, já que o inverno do Catar ocorre nesta época.

Inspirado pela Copa do Mundo, o professor Paulo Sérgio Lucio, do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas (DCAC/UFRN), realiza estudo sobre o conforto térmico no Catar, país que sedia o evento neste ano. Intitulado Conforto térmico humano ao ar livre para a copa do mundo da Fifa Qatar 2022, em tradução livre do inglês, o artigo está no prelo da revista científica Springer Nature – Applied Sciences.

Segundo o estudo, este foi o melhor momento do ano para a realização da Copa do Mundo no país, já que o inverno do Catar ocorre nesta época.

No país, praticamente não existem as quatro estações do ano, apenas os meses quentes que tomam boa parte do calendário e o período de temperaturas mais baixas.

A pesquisa compara métodos clássicos, já conhecidos, com a análise de componentes principais para a região metropolitana de Doha, capital do Catar, para calcular o conforto térmico.

A análise, chamada de índice DohaMR, leva em conta o espaço natural exterior do país, influenciado pelas variáveis da atmosfera, com objetivo de mostrar se o conforto térmico aumenta ou diminui de um mês para o outro ou de forma sazonal.

O artigo aponta a simplicidade e a equiprobabilidade dos cálculos do conforto térmico que são feitos utilizando o histórico característico das variáveis atmosféricas que podem ser utilizadas para fomentar os resultados desejados.

Para Paulo Sérgio, a visão global dos resultados finais do estudo está relacionada com a equivalência entre os índices clássicos de conforto térmico dependentes do clima e a proposta de um índice autoexplicativo pela combinação das variáveis ou condições atmosféricas, que capta a maior informação conjunta (um processo de construção matemática) em termos de variabilidade climática.

Deu no Portal da UFRN

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista