Câmara Municipal 21/10/2022 04:40

Câmara de Natal entrega comenda em homenagem a mulheres com deficiência

Proposta pela vereadora Divaneide Basílio (PT), a solenidade contou com a presença de profissionais de diversos segmentos e representantes de instituições que atuam no segmento. 

Para destacar personalidades empenhadas na causa da inclusão social, a Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quarta-feira (19), uma sessão solene de entrega da Comenda Maria Queiroz da Silva Baía em homenagem a mulheres com deficiência e que contribuem com ações de relevância social em prol dos direitos das pessoas com deficiência.

Proposta pela vereadora Divaneide Basílio (PT), a solenidade contou com a presença de profissionais de diversos segmentos e representantes de instituições que atuam no segmento.

“O caminho para uma mulher se tornar vereadora de Natal é árduo. São muitas andanças, a gente constrói vários percursos. Agora, imaginem como era ainda mais difícil no tempo de Maria Queiroz, uma mulher com deficiência. O exemplo dela nos dá força para seguir na luta e o entendimento que esse espaço deve ser de representatividade. Hoje é uma noite para a gente se acolher, se respeitar e dar visibilidade às mulheres com deficiência. Somos todas Baía!”, declarou a vereadora Divaneide Basílio.

Maria Queiroz da Silva “BAÍA”, foi professora, das mais conhecidas nas décadas de 60/70. Suplente de vereador pelo MDB, assumiu o mandato em 1978 com o afastamento de Lourenço Gonçalves da Silva, sendo a única mulher da 8ª Legislatura da Câmara de Natal. Presidiu a Comissão de Redação Final no ano de 1981; faleceu no mesmo ano.

Lucia Eneida Ferreira, sobrinha de Maria Queiroz, falou em nome da família.

“Essa homenagem eterniza o nome da minha tia, uma mulher que abriu portas para as pessoas com deficiência. Pioneira, fundou uma escola para trabalhar com a inclusão social. Ela conseguiu ultrapassar todas as barreiras, nunca desistiu, até chegar ao Parlamento Municipal como vereadora de Natal. Foi uma guerreira!”, disse ela, que é autora de um livro que conta a trajetória da Professora Maria Queiroz.

Uma das homenageadas com a comenda, a diretora geral do Centro de Reabilitação Infantil e Adulto do Estado (CRI/CRA-RN), Antônia Célia Sales Melo, ressaltou a importância do reconhecimento.

“A nossa instituição trabalha na promoção da inclusão desde 1988, acompanhando o desenvolvimento social das pessoas com deficiência do Rio Grande do Norte. Portanto, este reconhecimento do Legislativo natalense é importante para mim e para toda equipe do Centro de Reabilitação”, concluiu.

Veja mais fotos: https://www.cmnat.rn.gov.br/albuns/1348/entrega-da-comenda-prof-maria-queiroz-da-silva-baa-19102022

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista