Artes 24/08/2022 08:00

Convento da Igreja Santo Antônio abre as portas para o “Desfile Original é Ser”, protagonizado por artesãos de Natal

Projeto idealizado pela Designer Social Cris Ribeiro coloca em foco o trabalho original desenvolvido por meio de economia criativa, com artesãos de Natal e outras regiões do RN. Desfile é aberto ao público e conta com apoio da Prefeitura de Natal e Restaurante Camarões

Um lugar de origem celebra o nascimento de trabalhos originais pelas mãos habilidosas de artesãos de Natal.

É por este caminho que o projeto Lugares de Charme apresenta aos natalenses o desfile “Original é Ser” na próxima quinta-feira (25), das 15h às 17h, no Jardim do Convento Santo Antônio (Igreja do Galo), Cidade Alta.

O Desfile é aberto ao público, com entrada social de 1kg de alimento não perecível para doação à comunidade religiosa.

O “Desfile Original é Ser” apresenta o resultado dos trabalhos desenvolvidos por meio da metodologia autoral “Ser Especiário”, sob a direção da Designer Social Cris Ribeiro, autora e idealizadora do Projeto Lugares de Charme.

Por meio da economia criativa, a ação valoriza artesãos e artistas junto ao seu SER, à sua essência e a sua arte, para que sejam protagonistas de forma memorável, beneficiando-os junto ao seu valor cultural e da sua história.

Nesta primeira edição, estão sendo contemplados os artesãos da “Loja de Artesanato Natal Original”, projeto que tem o apoio do Sebrae-RN e da Semtas – Secretaria do Trabalho e Assistência Social da Prefeitura de Natal.

A realização do desfile conta com o apoio da Prefeitura de Natal, Semtas, Secult/Funcarte, Loja de Artesanato Natal Original, Convento Santo Antônio (Igreja do Galo) e Restaurante Camarões.

Segundo a gestora, os produtos foram inspirados na origem e originalidade do Ser Natal, resgatando memórias da sua história junto à sua colonização, também homenageando os primeiros habitantes e sua originalidade identitária, “que é POP, multiplural, colorida e autêntica na sua forma de existir”, diz Cris Ribeiro

Serão três coleções, desde produtos de moda (saias, blusas, bolsas e colares) decorativos e utilitários: “Certidão de Nascimento” é inspirada nos marcos da história da cidade, como a Cidade Alta e suas construções históricas representadas pelas janelas do Instituto Histórico, Casa de Câmara Cascudo, entre outras, além da Cruz da Bica.

A segunda coleção é “Ore Potiguara”, na qual honra os Tupis Potiguares, povos originários desta terra. E a coleção “POP”, que situa Natal como cidade receptiva, urbana, solar e colorida.

Assim, Luís da Câmara Cascudo e Newton Navarro, dois nomes da arte e da cultura, estarão presentes também a partir de sua arte e escrita.

“Escolhemos o Convento de Santo Antônio por ser um lugar de história, memória, também um espaço de charme e de origem da Cidade de Natal”, explica a idealizadora do projeto, Cris Ribeiro.

O “desfile performático” será conduzido pelos músicos autorais Carlos Zens, Fernandinho Regis, Valério Felipe e Gilson do Acordeon, com um repertório especial, conceitual, inspirado nas temáticas das coleções que serão apresentadas.

Um cenário vivo irá conectar grafiteiros, artesãos, atores e músicos, em uma interação harmônica, a partir das inspirações que traduzem as narrativas das coleções.

“O restaurante “Tapiocaria da Avó” estará presente no cenário, vendendo pratos da gastronomia de raiz, como a “tapioca com ginga”, oferecidos em três formatos.

Mais algumas surpresas originais acontecerão na tarde!”, promete a diretora do evento.

Na ocasião, será possível prestigiar os artesãos da Loja de Artesanato Natal Original com a compra de produtos conceituais, disponíveis para venda no local do desfile.

MAIS SOBRE O LUGARES DE CHARME

O Projeto Lugares de Charme é uma ferramenta transformadora que ressignifica as vidas e os lugares de artesãos e artistas.

Por intermédio da Metodologia Autoral Ser Especiário, o Projeto foi idealizado para repaginar mediante a interferência do design social e afetivo, cafés, restaurantes e espaços públicos de cidades turísticas ou com potencial turístico, transformando-os em vitrines de charme para a exposição e venda de produtos de grupos de artesãos e artistas da região.

A metodologia enfoca o valor do SER humano enquanto sujeito único e relevante em sua existência: o SER é conduzido para que possa reconhecer sua importância, em conjunto com o seu EU, com a sua essência e com os seus valores.

“O sentimento do mundo de cada um é uma construção baseada em sua história. Cada ‘ser’ tem um repertório de vida e de emoções único que ecoa para além de si”, resume a designer.

Fonte e fotos: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista