Preconceitos 29/06/2022 18:45

Nelson Piquet pede desculpas após chamar Hamilton de ‘neguinho’

Em nota, o ex-piloto brasileiro disse que não teve intenção de ofender o britânico, o maior campeão da história da Fórmula 1

Nelson Piquet se desculpou nesta quarta-feira (29) após se referir a Lewis Hamilton como “neguinho”. Em comunicado enviado à imprensa, o ex-piloto brasileiro disse que não teve intenção de ofender o britânico, mas que o termo usado seria um sinônimo para “cara” ou “pessoa”.

“O que eu disse foi mal pensado, e eu não vou me defender por isso, mas eu vou deixar claro que o termo é um daqueles largamente e historicamente usados de forma coloquial no português brasileiro como sinônimo de ‘cara’ ou ‘pessoa’ e nunca com intenção de ofender”, argumentou Piquet, que ainda disse condenar quem o acusa de ter usado um termo racista.

“Eu nunca usaria a palavra que estou sendo acusado em algumas traduções. Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele”, ressaltou.

Veja o comunicado na íntegra

“O que eu disse foi mal pensado, e eu não vou me defender por isso, mas eu vou deixar claro que o termo é um daqueles largamente e historicamente usados de forma coloquial no português brasileiro como sinônimo de ‘cara’ ou ‘pessoa’ e nunca com intenção de ofender. Eu nunca usaria a palavra que estou sendo acusado em algumas traduções. Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele. Eu me desculpo com todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um grande piloto, mas a tradução em algumas mídias e que agora circula nas redes sociais não é correta. Discriminação não tem espaço na F1 ou na sociedade e estou feliz em deixar claro meus pensamentos sobre isso.”

Deu em R7

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista