Pandemia 02/06/2022 17:50

4ª onda de Covid: saiba quais são sintomas mais comuns em vacinados

Estudo mostra que sintomas são mais brandos entre vacinados, mas é importante se proteger contra o vírus para evitar a Covid longa Bethânia Nunes

Especialistas afirmam que o recente aumento de casos de Covid-19 pode ser um indicativo de que estamos entrando em uma quarta onda da doença no Brasil, que seria impulsionada por subvariantes da Ômicron mais transmissíveis.

A vacinação tornou as pessoas mais protegidas contra as formas graves da doença, reduzindo consideravelmente o número de hospitalizações e mortes.

No entanto, é necessário tomar todas as doses disponíveis para garantir que a proteção seja a mais efetiva possível.

“No momento atual, o que estamos vendo são pessoas jovens infectadas. Os casos não estão gerando hospitalizações, mas devem ser acompanhados para a necessidade de novas medidas restritivas serem anunciadas”, afirma a epidemiologista Lígia Kerr, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Diante do cenário de pandemia e da ampliação da dose de reforço, algumas pessoas ainda se perguntam qual é a importância da terceira dose da vacina contra a Covid-19Istock

Um estudo feita no Instituto Norueguês de Saúde Pública e no Hospital Universitário de Oslo, ambos na Noruega, identificou os oito principais sintomas causados pela Ômicron em pessoas vacinadas com duas doses do imunizante. São eles:

Tosse;
Coriza e congestão nasal;
Fadiga e letargia;
Dor de garganta;
Dor de cabeça;
Dor muscular;
Febre;
Espirros.
Publicada na revista científica Eurosurveillance no início do ano, o levantamento foi feita a partir dos sintomas relatados por 111 pessoas diagnosticadas com Covid-19 após uma festa.

Deu em Metrópoles

Ricardo Rosado de Holanda



-

Descrição Jornalista