Governo do Estado 02/05/2022 05:09

Projeto RN + Coração é lançado no Rio Grande do Norte

O Governo do RN e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP) lançam, às 10h, nesta segunda-feira (2), o Projeto RN + Coração.

Em parceria com a AMICO (Associação Amigos do Coração), a proposta é estruturar um plano de consultoria e educação continuada para a qualificação das equipes de saúde do Estado do Rio Grande do Norte na triagem e detecção precoce das cardiopatias congênitas na infância, sobretudo as denominadas cardiopatias críticas no período neonatal.

Um dos pontos do projeto é o “Diagnóstico situacional” sobre a realização do teste do coraçãozinho nas maternidades do estado do Rio Grande do Norte.

Aproximadamente um quarto das crianças que nascem com cardiopatia apresentam cardiopatias “críticas” e necessitam de um procedimento paliativo ou corretivo que seja feito ainda no primeiro ano de vida, ou muitas vezes nos primeiros dias de vida.

Nesse contexto, o projeto pode salvar muitas vidas, conseguindo agilidade no procedimento precoce e possibilita o tratamento em tempo hábil.

Estarão presentes a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra, o secretário de Saúde Cipriano Maia, representantes da AMICO e técnicos e cardiologistas do Projeto.

Fonte: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista