Emprego 13/04/2022 08:30

Cidades ligadas a commodities e turismo lideram criação de emprego

Apenas uma capital aparece entre os 50 municípios que tiveram maior crescimento de trabalho com carteira entre julho de 2020 e fevereiro deste ano.

Reportagem do Valor Econômico informa que cidades ligadas a commodities e turismo lideram criação de vagas de emprego.

Apenas uma capital aparece entre os 50 municípios que tiveram maior crescimento de trabalho com carteira entre julho de 2020 e fevereiro deste ano.

Os dados são de estudo da CNC a partir de dados do Caged.

Canaã dos Carajás (PA) foi o município com maior expansão no estoque de vagas formais neste período de 20 meses, uma expansão de 66% ou uma diferença de 7.370 vagas.

A cidade é a sede do Serra Sul (S11D), o maior complexo minerador da história da Vale, que agora passa por expansão.

Em segundo lugar na lista está Porto Seguro, na Bahia, um dos principais destinos turísticos no Brasil, com um crescimento de 52% frente ao estoque de vagas que tinha em julho de 2020, ou 10.019 vagas.

Metade das 20 cidades no topo do ranking daquelas com maior velocidade na recuperação de vagas entre julho de 2020 e fevereiro de 2022 tem o turismo como uma das atividades importantes da economia.

“O ranking mostra que a maioria dos municípios que aparecem nesses primeiros 20 lugares do ranking é formada por polos exportadores de commodities agrícolas ou minerais ou destinos turísticos reconhecidos”, diz o economista sênior da CNC Fabio Bentes, responsável pelo estudo.

Longe do topo do ranking estão grandes cidades como São Paulo (266º lugar), Salvador (346º), Rio de Janeiro (451º), Porto Alegre (482º) e Belo Horizonte (312º).

“Os dados mostram um processo de interiorização da força de trabalho formal. Isso tem tudo a ver com a revolução tecnológica com o trabalho remoto, que tende a beneficiar os municípios médios e perto das capitais. Como referência, a primeira capital que aparece no ranking é Manaus e só entre os 50 primeiros”, explica Bentes

Deu em Valor Econômico/Portal da CNC

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista