Saúde 11/01/2022 18:21

Unimed Natal amplia estrutura para atender sintomas respiratórias

Houve aumento sensível de casos diagnosticados de Covid-19 com os P.A.´s da rede registrando grande número de pessoas com sintomas gripais, tanto da Influenza A quanto da Influenza B.

Nesta quarta-feira (12) será aberto, na *Rua Gastão Mariz de Faria ,1063 – Nova Parnamirim* , o _Centro de Referência em Doenças Respiratórias_ .

A unidade ambulatorial funcionará diariamente, das 7h às 18h, para atender sintomas sugestivos de COVID-19 e Influenza. Nas dependências, o paciente assistido também terá acesso aos serviços laboratoriais.

Para outras demandas de exames o acesso será mantido no sistema de *drive-thru, das 7h às 18h.*

Seguindo a Diretriz de Utilização preconizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o teste para diagnóstico de Influenza só pode ser realizado em ambiente hospitalar e nos Pronto Atendimentos (P.A.´s).

A medida é consequência da determinação da diretoria da Unimed Natal de reestruturação da rede para, dessa forma, oferecer ainda mais comodidade aos clientes.

Dados apresentados na semana passada pela operadora indicaram o momento ímpar vivido na área da saúde.

Houve aumento sensível de casos diagnosticados de Covid-19 com os P.A.´s da rede registrando grande número de pessoas com sintomas gripais, tanto da Influenza A quanto da Influenza B.

Nas últimas 3 semanas o incremento foi de 34% na demanda com recorde, em dezembro, de 22,2 mil atendimentos. Em janeiro, em um único dia, mais de 1,3 mil pacientes procuraram os PA´s, o que representa quase *60% de aumento* em comparação com a média registrada há 30 dias. Apesar da grande procura pelas Urgências e Emergências, a Unimed Natal *não registrou aumento nas internações* , o que sinaliza para sintomas leves com baixa gravidade, por enquanto, na maioria dos casos.

*Neste contexto, a orientação inicial é que o cliente procure atendimento no Centro Clínico Virtual e evite exposição aos Fluxos mais complexos de Prontos-Socorros.*

Para reforçar os esclarecimentos, estão sendo realizadas postagens frequentes pelas redes sociais para tirar as dúvidas sobre as questões referentes às *Síndromes Respiratórias.* (https://www.unimednatal.com.br/noticia/covid-ou-h3n2 / https://youtu.be/cMoSFWTdFsc ).

O objetivo é proporcionar mais tranquilidade aos clientes e direcionar para os Pronto Atendimentos os casos que realmente precisem de um procedimento diferenciado. _Cuidar de cada cliente, cada vez melhor, é o principal plano da Unimed Natal!

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista