Brasil 07/08/2021 08:00

Ministro do Trabalho descarta “facada” e promete diálogo sobre Sistema S

Relator havia incluído na MP 1.045 corte de 30% nos recursos do Sistema S para financiar programa do governo federal de apoio a informais

O ministro do Trabalho e Emprego, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), descartou a possibilidade de cortes no Sistema S e prometeu, a presidentes das confederações, um maior diálogo sobre o novo programa de apoio ao trabalhador.

Relator da Medida Provisória (MP) 1.045/2021 – que prevê suspensão temporária do contrato de trabalho ou redução da jornada e do salário –, o deputado federal Christiano Áureo (PP-RJ) incluiu, no parecer, o pagamento de dois novos benefícios: a Bolsa de Incentivo à Qualificação (BIQ) e o Bônus de Inclusão Produtiva (BIP).

O BIP seria custeado com recursos da União até 31 de dezembro de 2021 e pelos Serviços Nacionais de Aprendizagem nos anos seguintes, utilizando-se de até 30% das receitas das contribuições sociais ao Sistema S.

Áureo retirou, no entanto, esse dispositivo que estipulava o financiamento do programa pelo Sistema S. A matéria estava na pauta de votação da Câmara dos Deputados dessa quarta-feira (4/8), mas não foi analisada.

Em conversa com o Metrópoles, o primeiro vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Valdeci Cavalcante, disse que, ao contrário do ministro da Economia, Paulo Guedes, o recém-empossado chefe da pasta de Trabalho e Emprego tem um “carinho” muito grande pelo Sistema S.

Desde antes de assumir o cargo de ministro da Economia, Guedes tem ameaçado “passar a faca” no Sistema S.

“O Onyx Lorenzoni está conversando com os presidentes das confederações, e o Sistema S vai assumir essa tarefa de preparar os jovens e adultos para novos empregos, sem precisar de facada”, acrescentou.

O primeiro vice-presidente da CNC diz também que, caso o corte de 30% no Orçamento do Sistema S fosse confirmado, haveria fechamentos de estabelecimentos e demissões de empregados.

Deu em Metrópoles

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista