Economia 04/08/2021 08:16

Banco Central anuncia nesta quarta nova alta na taxa de juros do Brasil

Previsão de analistas do mercado financeiro é de que o Copom eleve a Selic entre 0,75 e 1 ponto percentual para conter inflação

A taxa básica de juros, a Selic, deve subir entre 0,75 e 1 ponto percentual nesta quarta-feira (4) quando o Copom (Comitê de Políticas Monetárias), do BC (Banco Central), encerra a reunião que analisa o sistema monetário do país, por volta das 18h30.

É praticamente unanimidade entre os especialistas de que haverá elevação da Selic. A dúvida, porém, gira em torno de qual será o aumento. A maioria aposta em uma alta entre 0,75 e 1 ponto percentual.

Se confirmada, a elevação desta quarta-feira será a quarta consecutiva na nova política de elevações da Selic. Se a nova taxa básica chegar aos 5,25% ao ano, atingirá o maior patamar desde o fim de 2019.

Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), aposta em uma alta de 0,75 ponto percentual, mas não descarta a possibilidade de a elevação chegar a 1 ponto percentual.

“Particularmente eu aposto que a Selic chegue a 5% neste reunião do Copom, se seguirmos a política que o BC vem fazendo nos últimos tempos, mas não seria surpresa se o anúncio fosse de 5,25%”, pontua o economista.

Deu em R7

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista