Natureza 02/11/2020 08:45

Encontrado recife de coral maior que o Empire State

Por Ricardo Rosado de Holanda

Um recife de coral enorme foi encontrado na extremidade norte da Grande Barreira de Corais da Austrália.

Um recife de coral enorme foi encontrado na extremidade norte da Grande Barreira de Corais da Austrália.

Com 500 metros de altura, é mais alto que o Empire State Building, em Nova York.

De acordo com especialistas, trata-se da primeira descoberta do tipo em 120 anos.

Cientistas encontraram a estrutura, que está separada da Grande Barreira de Corais, na semana passada, enquanto faziam o mapeamento em 3D do fundo do mar na região.

A bordo de um navio de pesquisa de propriedade do Schmidt Ocean Institute (SOI), grupo sem fins lucrativos com sede na Califórnia, a equipe usou um robô subaquático para explorar o recife.

Conhecido como SuBastian, o robô fez uma transmissão ao vivo da descoberta no domingo — e o vídeo foi publicado no YouTube.

“Descobrir um novo recife de meio quilômetro de altura, na área costeira de Cabo York da conhecida Grande Barreira de Corais, mostra como o mundo é misterioso além de nossa costa”, afirmou a diretora-executiva da SOI, Jyotika Virmani.

“Esta combinação poderosa de dados de mapeamento e imagens subaquáticas será usada para entender este novo recife e seu papel dentro da incrível área de Patrimônio Mundial da Grande Barreira de Corais.”

A Grande Barreira de Corais, o maior recife de coral do mundo, abriga mais de 1,5 mil espécies de peixes, 411 espécies de corais duros e dezenas de outras espécies.

Deu na BBC

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista