Mandato Parlamentar 17/02/2020 10:31

Projeto propõe realização gratuita de exames de próstata

Dispor sobre o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) na Rede Pública de Saúde do Rio Grande do Norte. Esse é o foco do Projeto de Lei nº 009/2020 da Assembleia Legislativa do RN, apresentado pelo deputado Vivaldo Costa (PSD).

Dispor sobre o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) na Rede Pública de Saúde do Rio Grande do Norte.

Esse é o foco do Projeto de Lei nº 009/2020 da Assembleia Legislativa do RN, apresentado pelo deputado Vivaldo Costa (PSD).

Conforme seu texto, a futura norma impõe a todos os hospitais da rede pública do Estado a obrigatoriedade de realizar, gratuitamente, o teste de Antígeno Prostático Específico, com indicação de exame diagnóstico, para todo homem com 40 anos ou mais.

“É imprescindível que, a partir dos 40 anos, os homens realizem os exames de toque retal e dosagem do PSA, principalmente aqueles que apresentam fatores de risco, independentemente de sintomas. Daí a importância do nosso projeto, para dar oportunidade e qualidade de vida àqueles que não têm condições de realizá-los na rede particular”, justificou o parlamentar.

O projeto estabelece que o teste deverá ser realizado por profissional devidamente qualificado, no próprio hospital ou em postos de saúde e que, diagnosticada qualquer alteração, o paciente será encaminhado para a realização de exames complementares.

Dentre os fatores que podem influenciar o desenvolvimento da doença, estão o genético, o étnico, o hormonal e o ambiental. Além disso, uma das grandes preocupações dos médicos é que o câncer de próstata, na sua fase inicial, não apresenta nenhum sintoma, fato que torna essencial o exame preventivo regular a partir dos 40 anos.

Já nos casos de carcinoma de próstata sintomático pode ocorrer dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de não esvaziar bem a bexiga, ou seja, sintomas de obstrução urinária. Sangramento na urina também pode ser uma queixa, embora mais rara.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista