12/08/2019 08:26

Brasil sofreu 15 bilhões de ataques virtuais em 3 meses, diz estudo

Os piratas virtuais têm feito do Brasil um oásis para crimes cibernéticos. Em apenas três meses o país sofreu 15 bilhões de tentativas de ataque cibernético, alerta a Fortinet, empresa de segurança cibernética.

Os piratas virtuais têm feito do Brasil um oásis para crimes cibernéticos.
Em apenas três meses o país sofreu 15 bilhões de tentativas de ataque cibernético, alerta a Fortinet, empresa de segurança cibernética.
E a principal porta de entrada dos ataques é o smartphone, aponta a companhia. Evitar clicar em links desconhecidos, inclusive por email, manter o antivírus atualizado, não compartilhar mensagens que não conheça procedência, desconfiar de promessas, como liberação de dinheiro e pedido de confirmação de dados são as principais dicas de especialistas em segurança cibernética.
As ameaças, segundo a Fortinet, estão crescendo em um ritmo alarmante em quantidade e sofisticação no Brasil.
“A questão não é mais ‘o que fazemos se sofrermos um ataque cibernético’, mas ‘o que fazemos quando sofremos um ataque cibernético'”, afirma Frederico Tostes, executivo da empresa no Brasil.
E qual a saída diante de tantas ameaças virtuais? Segundo a Fortinet, é preciso repensar as atuais estratégias de segurança cibernética e conscientizar as pessoas dos riscos dos ataques virtuais.
“O objetivo desse golpe é induzir o usuário a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes diretamente no celular, abrindo um canal direto de comunicação entre o cibercriminoso e a vítima”, acrescentou Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.
Deu em O Dia

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista