Eleições 27/08/2018 06:21

Campanha mais curta vai testar o verdadeiro poder da TV e do rádio

Dez dias mais curta, a propaganda eleitoral na TV e no rádio terá largada nesta sexta-feira, 31, e vai testar o poder do meio de ainda influenciar a escolha do eleitor.

Dez dias mais curta, a propaganda eleitoral na TV e no rádio terá largada nesta sexta-feira, 31, e vai testar o poder do meio de ainda influenciar a escolha do eleitor.
O formato desta eleição assegura aos presidenciáveis um total de 15 programas ao longo de 35 dias.
Para quem tem mais tempo, como Geraldo Alckmin (PSDB) e Henrique Meirelles (MDB), essa é considerada a última oportunidade de crescer nas pesquisas e chegar ao segundo turno.
Diferentemente das eleições presidenciais anteriores, custeadas com doações de empresas e marcadas por investimentos milionários em ações de marketing, a força eleitoral da TV tem sido contraposta ao imediatismo das redes sociais, canais do YouTube e WhatsApp.
As redes sociais têm sido centrais, por exemplo, na estratégia de Jair Bolsonaro (PSL).
Em julho, levantamento do jornal O Estado de S. Paulo encontrou 83 páginas de seguidores que fazem campanha do presidenciável. Essas páginas quadruplicam sua relevância na rede, em relação ao alcance da página oficial de Bolsonaro.
“Como o tempo de campanha é menor, em termos relativos vai ter menos informação circulando pela TV. Ela perde um pouco de importância, enquanto a internet vira uma alternativa viável”, disse o professor de ciência política da USP Glauco Peres.
A ampla exposição que Bolsonaro obtém na internet, no entanto, não se repetirá quando começar o programa eleitoral. Com apenas um aliado, o PRTB, o deputado terá direito a 8 segundos na TV e no rádio para expor seu nome e o número de seu partido.
Em contrapartida, Alckmin aposta todas as fichas nos mais de cinco minutos a que terá direito em cada um dos dois bloco fixos por dia para sair da quarta posição.
“Vou conseguir falar um pouquinho de mim, e está bom demais”, afirmou Bolsonaro.
Sua estratégia, porém, vai além disso. Nos poucos segundos de TV, ele vai chamar o eleitor para acompanhar as lives (transmissões ao vivo na internet) que fará em redes sociais. “A gente vai fazer uma live e chamar o eleitor (pela televisão).”
“(A produção será feita) por um rapaz que a gente contratou na Paraíba, que é baratinho”, disse o presidente do PSL, Gustavo Bebianno.
“Vamos ter de gastar um pouquinho com produção de vídeo, mas é tudo muito simples. Nosso dinheiro é curto. Vamos gastar R$ 1 milhão, no máximo, com a campanha toda. A gente come cachorro-quente, dorme no chão.”
Deu em Exame

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista